A Ouvidoria do Ministério Público do Estado do Piauí promoveu reunião semestral de avaliação das atividades do órgão e de balanço de gestão. Até o encerramento do semestre de 2021, a Ouvidoria do MPPI contabilizou 6730 atendimentos através dos diversos canais. As ações desenvolvidas pelo órgão durante o período marcaram o encontro, tendo como destaque as inovações e projetos implantados.
Na oportunidade, a ouvidora do MPPI, Raquel Normando, realizou a acolhida dos integrantes, abordando a importância do trabalho realizado em equipe e como isso refletiu em bons resultados. Após, foram repassados informes referentes ao andamento de projetos e demais atividades, assim como um reforço para a continuidade dessas ações.
“A Ouvidoria é um importante ambiente dentro da administração pública, em especial numa instituição como o Ministério Público, que se guia pelos anseios da sociedade. Na Ouvidoria o cidadão encontra um primeiro espaço para acolhimento de suas demandas, sendo uma porta de entrada para suas manifestações”, ressaltou a ouvidora do MP, Raquel Normando.

Durante a pandemia, a Ouvidoria adotou novas formas de atendimento ao cidadão. Além da intensificação nos diversos meios já existentes (aplicativo MPPI Cidadão, formulário eletrônico, telefone, entre outros) foram destaques a criação de canal de WhatsApp e da mascote Helô, ações que visaram uma comunicação mais direta e eficiente junto à sociedade. A Carta de Serviços também contribuiu na consolidação do órgão, ao facilitar o acesso à informações de utilidade pública.
Além disso, os projetos foram temas do encontro. O “MPPI Sempre Presente para Ouvir o Cidadão” foi uma dessas ações discutida, projeto este que visou incentivar a implantação de ouvidorias municipais. Já para promover a integração entre servidores e órgãos, foram concebidos os projetos “Diálogo com o Ouvidor” e “Ouvidorias em Diálogo”.
A estrutura física foi replanejada, visando garantir uma melhor prestação de serviço durante o atendimento presencial. Também, como marca desse período, estão a inauguração da Galeria dos Ouvidores e a entrega de urnas para recebimento de demandas nas mais diversas Promotorias de Justiça.

Os integrantes do órgão analisaram meses de atuação em prol de melhorias nos serviços prestados à população, canais de acesso ao MP, como também no aprimoramento das rotinas de trabalho. Ao final do encontro, a ouvidora agradeceu e destacou o valoroso trabalho da equipe, fundamental para o exercício da missão.