O Coordenador Geral do Procon Estadual, Dr. Cleandro Alves de Moura, inaugurou em Parnaíba, no dia primeiro de junho do corrente ano, o primeiro Procon Municipal do Piauí. 

A solenidade de inauguração da sede no novo PROCON MUNICIPAL contou com a presença do Prefeito José Hamilton Castelo Branco, do vice-prefeito Florentino Neto, do Secretário Municipal do Trabalho e Defesa do Consumidor, Dr. Romualdo Araújo e do Presidente da Câmara dos Vereadores Gustavo Lima. Compareceram ainda, os promotores de justiça Dr. Antenor Filgueiras, Dr. Cristiano Peixoto e Dr. Edilvo Augusto, além de outras autoridades locais e público em geral.

 

 

 O PROCON Municipal de Parnaíba é pioneiro no Estado e conta com instalações modernas, inclusive, com acesso voltado aos portadores de necessidades especiais. Além das mencionadas instalações o novo PROCON conta com o TELE PROCON, com linha exclusiva para dirimir eventuais dúvidas dos consumidores, funcionando também como canal para prestar as devidas orientações, inclusive, a fornecedores. A implementação do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor- SINDEC, foi iniciada na nova sede e visa contribuir fortemente para o engrandecimento da Política Estadual de Consumo, a cargo do PROCON Estadual. 

 

À frente do Procon, está a Secretária de Execução, Dra. Maria do Amparo Coelho, Promotora de Justiça aposentada cuja reputação ilibada e conhecimento são o atestado da eficiência e absoluta isenção política que se espera do órgão. Contando com todo o aparato necessário para a efetivação da tutela consumerista, o PROCON dispõe de diretorias especificas para Educação, Fiscalização, Atendimento e Assessoria Jurídica.


Acompanhado do prefeito de Parnaíba, o Dr. Cleandro Moura descerrou a placa e em discurso fez menção ao grande passo dado pelo Município e da relevância na continuidade do atendimento individualizado dos consumidores, cujas ações serão desenvolvidas com o objetivo exclusivo de promover a defesa de seus interesses.


Ressaltou o Coordenador Geral do Procon/Pi, ainda, que a expansão do projeto de implementação de novos Procons nas principais cidades do Estado do Piauí tramita a passos largos, com a realização de audiências com Prefeitos Municipais. Prova disso é que recentemente foi encaminhado para Câmara Municipal de Picos o projeto de lei que cria o Procon local, encontrando-se em fase de discussão o projeto de criação dos Procon’s Municipais de Campo Maior e Teresina.

Na ocasião, o Coordenador Geral do Procon comprometeu-se a apoiar a parceria firmada e que certamente ensejará as ações inovadoras do Procon Municipal, possibilitando um trabalho de ponta para o acolhimento satisfatório dos interesses e defesa dos direitos dos consumidores, nas obstante a orientação desses e de fornecedores, meta a ser alcançada e que faz parte da política estadual de consumo desenvolvida pelo Procon Estadual, órgão de execução do Ministério Público do Estado do Piauí.