O Promotor de Justiça Francisco Jesus Lima esteve em São Raimundo Nonato na última segunda-feira (16/05), no auditório do prédio do IFPI, para realizar mais uma etapa da execução do Projeto “Interiorização da Lei Maria da Penha”. Foi realizado um grande evento sobre o combate à violência contra a mulher. O representante do Ministério Público apoiou a implantação do Projeto FACES & FASES da Violência Feminina, a ser executado no município. A idealizadora da atividade,advogada Eva Mota, foi a responsável pela articulação e busca de parcerias para o evento. O Promotor apresentou ao público os demais projetos de sua autoria, todos em plena execução na capital e interior do Estado, a exemplo do iPenha, do Laboratório da Lei Maria da Penha e “Mulheres: Vida Difícil”.

 

O projeto FACES & FASES é mais uma etapa da Interiorização da Lei Maria da Penha. Seu objetivo é promover o acompanhamento, a fiscalização e o controle dos casos de violência contra a mulher, reconhecendo e fortalecendo a rede de atendimento às vítimas de violência doméstica e familiar. Seu foco está na participação da sociedade civil e na prestação de auxílio às mulheres, no que se refere à fiscalização das instituições no cumprimento das exigências sobre os direitos garantidos a elas pela legislação. “Para sua plena eficácia, é necessário unir a rede de atendimento à sociedade, visando acompanhamento dos casos de violência à nível municipal”, declarou Francisco de Jesus.

 

A Secretária Municipal do Trabalho e Assistência Social, Katia Dias, representou a SEMTAS e a Prefeitura de São Raimundo Nonato. Participaram também representantes do Poder Judiciário, da OAB-SRN, da Defensoria Pública, da Secretaria de Administração e Finanças, da Câmara Municipal e da Polícia Militar, além de estudantes, professores e profissionais de diversas áreas.

 

No local, foram promovidas vendas de produtos produzidos por artesãs do Programa Empreendedorismo com Mulher, bem como distribuição de cartilhas da Lei Maria da Penha e apresentação de crianças do Projeto Acordes do Campestre e Sandrinho do Acordeon.