O Procurador-Geral de Justiça Cleandro Moura e a Assessora Especial, Promotora Carmelina Moura participam, em Brasília-DF, da Ação Nacional – Ministério Público e os Poderes de Estado: a construção de uma agenda positiva. O evento, promovido pelo CNMP – Conselho Nacional do Ministério Público, segue até hoje (18) e tem como objetivo discutir o fortalecimento da unidade nacional do MP e o aperfeiçoamento da sua relação interinstitucional com os Poderes de Estado e a sociedade.
O evento é realizado pela Comissão de Acompanhamento Legislativo e Jurisprudência (CALJ) e pela Comissão de Planejamento Estratégico (CPE). O presidente da CALJ e conselheiro do CNMP Leonardo Henrique de Cavalcante Carvalho foi o responsável pela abertura do encontro. Ele considerou a Ação Nacional um marco no relacionamento do Ministério Público com os três Poderes de Estado.
O primeiro dia da programação contou ainda com a ‘Mesa Redonda Relações Interinstitucionais: o aprimoramento do relacionamento interinstitucional e o fortalecimento dos vínculos entre os Poderes’, do desembargador federal e corregedor do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, João Batista Gomes Moreira; a jornalista da Rede Globo Cristiana Lôbo; além de Mônica Mafra, assessora parlamentar da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público.
Ainda no primeiro dia, foram realizadas atividades dos grupos de trabalho, compostos por membros do MP que desenvolverão ações estratégicas efetivas, visando ao fortalecimento da unidade da Instituição e à melhoria de sua relação com os três poderes e a sociedade.
Nesta quinta-feira, 17, o evento foi aberto pela palestra do jornalista João Neto Camargo, que falou sobre gestão de crise. Em seguida, a continuidade sas atividades dos grupos de trabalho temáticos, que apresentarão suas deliberações na plenária de encerramento.
Ação Nacional – Multiplicando a Estratégia
O evento integra a 3ª Fase do Planejamento Estratégico do CNMP, denominada ‘Ação Nacional – Multiplicando a Estratégia’, que estipulou 18 ações nacionais, com o objetivo de concretizar os resultados institucionais do seu Mapa Estratégico Nacional.
A execução das ações acontece por meio de projetos e processos, construídos e adotados pelas unidades do Ministério Público brasileiro, monitorados por indicadores, por meio de uma atuação em rede, respeitando a autonomia de cada unidade do MP e dando efetividade aos objetivos definidos no Planejamento Estratégico Nacional.
* Com informações do CNMP