Seis Promotores de Justiça do Piauí concluem hoje (31) o curso de aperfeiçoamento em Política e Gestão da Saúde Pública para o Ministério Público, promovido pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz).

Ana Isabel Dias, Eny Marcos Pontes, Carlos Rubem Reis, Gilvânia Viana, Maurício Gomes e Karla Daniela Carvalho participam das atividades relativas ao curso desde novembro de 2015, quando foi realizado um seminário inaugural no estado do Rio de Janeiro. Em seguida, foram cumpridas tarefas à distância e realizado outro encontro presencial. Ao todo, foram duzentas horas de aprendizado.

O objetivo do curso era articular conhecimentos das principais políticas do campo da saúde, como a sua gestão, o ordenamento jurídico/administrativo e seus efeitos na sociedade, colaborando para o aprimoramento do exercício das atribuições dos membros do Ministério Público, voltadas à defesa da dignidade da pessoa humana e da garantia do direito à saúde.

A também Promotora de Justiça Cláudia Seabra, atual Chefe de Gabinete do Procurador-Geral de Justiça do Piauí, por sua reconhecida atuação em defesa da saúde pública no estado, participou da comissão de elaboração e monitoramento do curso, representando a Comissão Permanente de Defesa da Saúde (COPEDS) do Grupo Nacional de Direitos Humanos (GNDH), órgão vinculado ao Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG). Também integraram a comissão, como representantes da COPEDS, os Procuradores de Justiça Marco Antônio Teixeira (MP/PR) e José Adalberto Dazzi (MP/ES).