Em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, que é comemorado no próximo domingo (5), o Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) realizou a distribuição de sementes e muda de plantas a membros, servidores da instituição e populares que passaram pelos centros e núcleos do Ministério Público Estadual (MPE). A data foi instituída pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente Humano, que aconteceu em 1972, na cidade de Estocolmo, na Suécia.

No total foram entregues 120 mudas de árvores frutíferas e ornamentais como: cereja, manga, maracujá, carambola, ipês rosa e amarelo. Além das plantas e sementes foram entregues cartilhas com orientações sobre plantação de cuidado com as mudas.

De acordo com a Promotora de Justiça e coordenadora do CAOMA, Maria Eugênia Gonçalves Bastos, essa atividade visa lembrar a importância da preservação das árvores para a melhoria na qualidade de vida da população. “O objetivo central dessa ação é conscientizar sobre a preservação do meio ambiente. E percebemos a boa recepção que o desenvolvimento tem recebido por parte dos membros, servidores e todos que compõem o Ministério Público.”

Entre os benefícios da arborização urbana estão: o aumento da umidade do ar, que ajuda na atenuação de problemas respiratórios; diminuição da temperatura contribuindo para redução de gastos com ar condicionado; redução da poluição sonora e retenção da poluição atmosférica.