A Promotora de Justiça Gilvânia Alves Viana, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Corrente, está participando do I Congresso Regional de Atenção Primária em Saúde do Vale do Gurguéia, que teve início ontem (16). O encontro foi organizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Bom Jesus, com o apoio da Universidade Federal do Piauí. O objetivo é promover a mudança de atitudes acadêmicas e profissionais através da informação e da reflexão, com a busca à integralidade do cuidado e ao enfrentamento de determinantes sociais dos problemas de saúde, para que seja assegurado pleno acesso do usuário ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Foram discutidos temas como o uso racional de psicotrópicos, os indicadores do DATASUS, o fortalecimento da rede de urgência e emergência, programas e políticas de saúde, dentre outros. A servidora Letícia Tavares, lotada em Corrente, também participa das atividades.
A defesa do direito à saúde constitui uma das principais áreas de atuação do Ministério Público do Estado do Piauí. Ainda ontem, a Promotora de Justiça Gilvânia Viana também esteve na reunião da Comissão Intergestora Regional do Território Chapada das Mangabeiras, grupo independente constituído por secretários de saúde dos municípios da região. Hoje, ela e o também Promotor de Justiça Eduardo Palácio, com atuação em Bom Jesus, visitarão o hospital regional sediado no município.