O Ministério Público do Estado do Piauí participou da execução do projeto interdisciplinar “Eleições e Cidadania”, desenvolvido pelo Centro Estadual de Educação Profissional Petrônio Portela (Premem), na cidade de Picos. O objetivo das atividades é despertar, no ambiente escolar, o interesse de jovens estudantes pelas questões relativas à organização política e social. O projeto tem foco no conceito de democracia, nas eleições, na importância do voto, no exercício da cidadania e no desenvolvimento da criticidade, dentre outros temas.

 

Os Promotores de Justiça Leonardo Fonseca Rodrigues, Itanieli Rotondo e Micheline Serejo, todos com atuação em Picos, colaboraram com a organização de evento de conscientização dirigido aos estudantes. A Promotora de Justiça Maria Eugênia Gonçalves Bastos, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA), ministrou palestra sobre responsabilidade ambiental e propaganda eleitoral. Já a Promotora de Justiça Francisca Sílvia da Silva Reis, com atuação em Elesbão Veloso, conduziu apresentação com o tema “O que você tem a ver com a corrupção?”, discorrendo sobre a importância da manutenção de uma atitude de honestidade, inclusive – e principalmente – nos pequenos atos do cotidiano. A programação incluiu, ainda, uma mesa redonda sobre ética, política e cidadania, mais uma palestra sobre motivação e responsabilidade social.

 

O projeto beneficiou cerca de 500 estudantes do ensino médio, que tiveram a oportunidade de executar diversas atividades. Os alunos conduziram pesquisas e entrevistas, produziram vídeos e fizeram simulações de debates e da eleição em si. Além do Ministério Público, a Prefeitura do Município de Picos, a Magistratura, a Justiça Eleitoral e a Escola do TRE também apoiaram a iniciativa.