Cerca de 120 trabalhadores da construção civil participaram, nesta quarta-feira (10), na zona Sul de Teresina, de palestra promovida pelo Ministério Público Estadual, através do Núcleo de Promotorias de Justiça em Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (NUPEVID), em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil (SITRICON). O evento faz parte do projeto “Construindo Possibilidades” e tem como objetivo levar o debate sobre o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher aos canteiros de obras.
Na oportunidade, a coordenadora do Nupevid, promotora Amparo Sousa Paz, abordou temas como a Lei Maria da Penha, contexto histórico da cultura do machismo, assédio no local de trabalho e formas de denúncia de casos de violência, através do Ligue 180. “Nós desenvolvemos esse trabalho junto à construção civil por se tratar de uma categoria com histórico de violência contra a mulher e que já chegou a ocupar o 1º lugar em números de agressões. Hoje, com ajuda do projeto, a categoria não ocupa mais essa vergonhosa posição no ranking, por isso a importância de trabalharmos diariamente na construção de uma cultura de respeito e valorização da mulher junto a esse público”, destaca a promotora.
Para Gilberto Jorge, operário da construção civil, o projeto é uma boa forma de orientação acerca dos direitos das mulheres. “É de suma importância essa iniciativa do sindicato com o Ministério Público, para nos informar de como devemos agir dentro de casa e no canteiro de obras com as colegas de trabalho”, diz. Carlos Magno, presidente do Sitricom, fala da importância da parceria entre o Nupevid e o Sindicato. “Essa parceria vai servir para que possamos orientar nossos trabalhadores e para que o número de casos de violência doméstica venha a diminuir ou seja zerado”, finaliza.