Na manhã da última quinta-feira (18), a Promotora de Justiça Karla Daniela participou de seminário sobre o Plano Estadual de Enfrentamento e Controle das Doenças Negligenciadas. O plano é fruto de convênio entre o governo do estado e Banco Mundial, o Ministério Público participou como convidado pelo trabalho realizado junto a população em prol da melhora da saúde pública.
 
As chamadas doenças negligenciadas são enfermidades infecciosas e parasitárias consideradas endêmicas e de ocorrência mais alta na população e baixa renda, como, por exemplo, a Doença de Chagas, Hanseníase, Leishmaniose, Tuberculose e Geo-Helmintíase. “São doenças que não costumam ocorrer em países desenvolvidos, nem na população com maior poder aquisitivo, e não são de interesse das indústrias farmacêuticas” – explica a Promotora de Justiça Karla Daniela – “Por isso é importante que o estado  desenvolva esse plano, pra atender a essa parcela da sociedade que precisa de sua intervenção”  – finaliza.

O Piauí tem uma taxa de internação por doenças infecciosas de 84,1 por 10 mil habitantes, a segunda maior do Nordeste. O plano propõe estruturar ações e captar recursos capazes de permitir, nos próximos 4 anos, a intervenção sobre as principais doenças negligenciadas endêmicas no estado, na busca de reverter o quadro sanitário atual. O Ministério Público acompanhará a implementação do plano.

 

 

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI
Fone: (86) 99401-1718 , (86) 3216-4576, (86) 3216-4579
imprensa@mppi.mp.br 
Twitter: MP_PIAUI
Facebook: pgjmpepi