O Projeto “Queremos Paz” é resultado de parceria entre o Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) e a Secretaria de Estado da Educação e Cultura (SEDUC), e visa propagar, entre estudantes, professores e servidores da rede ensino, a importância da construção de um ambiente de paz, respeito à diversidade e observância às regras nas escolas do Piauí. O trabalho de conscientização está sendo realizado através de palestras, ministradas nos estabelecimentos de ensino. O lançamento do projeto aconteceu em março deste ano, no Instituto de Educação Antonino Freire (IEAF), com a presença dos coordenadores de Ensino das 21 Gerências Regionais e Técnicos da SEDUC.

 

Entre os dias 8 e 18 de julho, a coordenadora do CAODEC (Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e Cidadania), Flávia Gomes Cordeiro, percorreu sete escolas da rede pública de ensino estadual, com a palestra “Atos infracionais, atos de indisciplina e medidas socioeducativas”. No total 731, pessoas assistiram à exposição, entre estudantes, professores e servidores, somente em Teresina.

Quanto ao interior do Piauí, a videoaula referente ao projeto foi enviada para as 21ª Gerências Regionais de Ensino (GRE), e distribuída em mais de 300 escolas de rede pública estadual de ensino. Nas redes sociais do Ministério Público, Facebook e Youtube, a videoaula já obteve 1313 visualizações. Dezesseis Promotores de Justiça já exibiram o material nas escolas dos municípios em que atuam.

 

“O objetivo é conscientizar nossos estudantes e professores sobre a relevância de, juntos, construirmos a paz. Para viver em harmonia uns com outros, precisamos conhecer nossos direitos e deveres, e exercê-los sempre com respeito aos nossos semelhantes”, declarou a Promotora Flávia Cordeiro.

 

Na última quinta-feira, 18, as unidades escolares “Camilo Filho”, no bairro Santo Antônio, e “Tomaz Area Leão Filho” receberam as palestras, que encerram o primeiro ciclo de atividades do Projeto “Queremos Paz”.