GRADIENTE PROIBIDA DE VENDER PRODUTOS EM MINAS GERAIS.
Gradiente proibida de vender produtos em MG
por Graziela Reis – Estado de Minas
A Gradiente está proibida de vender produtos em Minas Gerais. A decisão administrativa cautelar para suspensão de fornecimento de aparelhos da marca no estado é do promotor de Justiça, coordenador da área de Produtos do Procon do Ministério Público Estadual, Amauri Artimos da Matta, e fica valendo, na prática, a partir de sua publicação no Minas Gerais, diário oficial do estado, prevista para quarta-feira. A empresa também será notificada, e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) recebeu nesta sexta-feira (18) ofício para orientar seus associados sobre a responsabilidade dos comerciantes que venderem os aparelhos da Gradiente. A empresa enviou ofício aos Procons de todo o país informando que não conseguia mais honrar com a solução envolvendo problemas com consumidores e também suspendeu o atendimento de suas assistências técnicas.
“A proibição será válida para todos os fornecedores de Minas. A decisão foi tomada no sentido de manter a ordem pública em defesa dos consumidores“, afirma Artimos da Matta. “Assim, outras pessoas não correm o risco de serem lesadas ao comprar produtos da marca“, reforça. A decisão foi tomada a partir de representação apresentada quarta-feira passada, pelo coordenador do Procon Assembléia, Marcelo Barbosa, diante do grande número de reclamações contra a empresa. A Gradiente suspendeu o atendimento das assistências técnicas autorizadas. Barbosa também defende que “ninguém mais deve comprar Gradiente“, sob o risco de não ter seus direitos atendidos.
Artimos da Matta adianta que a Gradiente e os coordenadores dos Procons municipais de Minas Gerais serão intimados para comparecer a uma audiência, marcada para 15 de maio. Na ocasião, os coordenadores das instituições mineiras de defesa do consumidor vão também apresentar à empresa as centenas de reclamações que têm envolvendo a marca, para tentativa de uma conciliação que atenda todos os clientes lesados.“A Gradiente é a única capaz de gerir sua rede de assistência técnica e tem de atender os direitos de seus consumidores“, observa o promotor do Procon do Ministério Público Estadual.
Conforme o Estado de Minas antecipou na edição de quinta-feira, a crise financeira da Gradiente vem se agravando desde o segundo semestre do ano passado. Além de ter suspendido o atendimento das autorizadas, a empresa tinha dificuldades para fazer acordos até mesmo com a interferência dos Procons. Apesar disso, produtos da marca ainda eram encontrados à venda nas lojas. A Gradiente informou que sua produção está suspensa desde o início do ano e que está em processo de reestruturação de seus negócios. Confirmou ainda que enfrenta problemas relativos ao fornecimento de componentes para sua rede de assistência técnica. Porém, informa que acompanha a situação e promove esforços para solucionar as pendências com os clientes o quanto antes.
Fonte: O Estado de Minas, 22 de abril de 2008. Na base de dados do site
www.endividado.com.br