I – PROJETO

Gestão de Processos do MPPI

II – ALINHAMENTO ESTRATÉGICO

Estabelecer gestão administativa compartilhada e padronizada

III – GERENTE DO PROJETO

Vicente Oliveira Miranda Filho

IV – UNIDADE RESPONSÁVEL

Assessoria de Planejamento e Gestão

V – DESCRIÇÃO

A gestão de processos organizacionais objetiva a implementação de rotinas que promovam a sistematização, o monitoramento, a avaliação e a implementação de melhorias nos diferentes processos desenvolvidos pela instituição, no cumprimento de sua missão. No âmbito do ministério público brasileiro os processos são classificados em Processos Finalísticos, Processos de Suporte e Processos Gerenciais.

Processo finalístico é o processo associado às atividades-fim da instituição ou diretamente envolvido no atendimento às necessidades do cidadão. Processo de suporte ou apoio, geralmente, produzem resultados imperceptíveis para os clientes externos, são essenciais para assegurar a eficiência da instituição, garantindo o suporte adequado aos processos finalísticos. Processos gerenciais ou de gestão fornecem diretrizes para os procesos finalísticos e de apoio, mantendo-os alinhados entre si e, principalmente, alinhados à missão e às metas estratégicas da instituição.

VI – BENEFÍCIOS

Modelo de Gestão de Processos no âmbito do MPPI. Base de conhecimento dos processos mapeados contendo Procedimento Operacional Padrão – POP, Instrução Operacional Padrão – IOP e Fluxogramas possibilitando autonomia ao setor para gerenciar seus processos e a melhoria contínua dos processos de qualidade.