I – PROJETO
ACOLHER (DOR)

II – ALINHAMENTO ESTRATÉGICO
Consolidar a atuação ministerial integrada e estimular a articulação interinstitucional.

III – GERENTE DO PROJETO
Luísa Cynobellina Assunção Lacerda Andrade (5ª PJ de Teresina)

IV – UNIDADE RESPONSÁVEL
NUPEVID – NÚCLEO DAS PROMOTORIAS DE JUSTIÇA DE DEFESA DA MULHER VÍTIMA DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR

V – DESCRIÇÃO
A rede de atendimento à mulher em situação de violência doméstica e familiar de Teresina é carente de parcerias no sentido da realização de encaminhamentos das mulheres nessa condição, que buscam o suporte psicológico no ato do primeiro atendimento ou mesmo no decorrer da tramitação processual. Para além do acolhimento realizado, pelas instituições que constituem a rede de atendimento a esse público, muitas delas necessitam do serviço de psicoterapia, para fins de aquisição de espaços de fala, escuta, elaboração, (re) conhecimento subjetivo, dentre outras questões, propiciadas por tal prática clínica. O projeto visa capacitar os acadêmicos de psicologia de 04 Instituições de Ensino Superior de Teresina na temática da violência doméstica e familiar, em particular, nas esferas do direito e da psicologia, para fins de aperfeiçoamento na prática clínica, na ocasião do atendimento às mulheres em situação de violência doméstica e familiar nos espaços das clínicas escola.

VI – BENEFÍCIOS
Consolidação da atuação ministerial integrada e estímulo à articulação interinstitucional. À medida que ocorrem as capacitações destinadas aos acadêmicos de psicologia aptos ao estágio clínico, nos quais os espaços da clínica escola ofertam o serviço de psicoterapia, as mulheres em situação de violência ganham/adquirem espaços de fala, escuta, elaboração, (re) conhecimento subjetivo, dentre outras questões, propiciadas por tal prática clínica.

VII – RESULTADOS
Formalização de Termo de Cooperação Técnica com IES interessada (FACID);
Implementação da capacitações na IES parceira;
50 acadêmicos capacitados.

https://www.mppi.mp.br/internet/2022/06/mppi-e-unifacid-wyden-celebram-acordo-de-cooperacao-para-execucao-do-projeto-acolhe-dor/