Ao centro, o Procurador-Geral de Justiça, Cleandro Moura, ladeado pelo Governador e pela Vice-Governadora do Estado.

 

O Governador do Estado do Piauí, Wellington Dias, anunciou a recondução do Promotor de Justiça Cleandro Alves de Moura ao cargo de Procurador-Geral de Justiça. Em sua conta oficial no Instagram, o chefe do Poder Executivo declarou que confia no trabalho que o atual Procurador-Geral vem realizando. “Tenho certeza de que seu novo mandato trará ainda mais conquistas para o Ministério Público do Piauí”, destacou o Governador.

 

Cleandro Moura foi o candidato mais votado entre os oito que se apresentaram para as eleições realizadas no dia 12 de junho, encabeçando uma lista tríplice da qual participaram também os Promotores de Justiça Paulo Rubens Parente Rebouças e Hugo de Sousa Cardoso, o segundo e o terceiro mais votados, respectivamente. De acordo com a Lei Orgânica do Ministério Público, o Governador poderia nomear qualquer um dos três membros da lista, mas optou por seguir a vontade expressa pela maioria dos Procuradores e Promotores de Justiça.

 

O Procurador-Geral de Justiça esteve no Palácio de Karnak na noite de ontem (19), em reunião com Wellington Dias e com a Vice-Governadora, Margarete Coelho. “A bandeira da democracia e altivez institucional se agitou no curso do processo eleitoral, no qual o êxito da gestão foi reconhecido. Externo minha gratidão a todos que contribuíram e acreditaram no novo Ministério Público”, declarou Cleandro Moura.

 

O Procurador-Geral de Justiça exerce a chefia do Ministério Público, representando-o judicial e extrajudicialmente, e ainda presidindo o Colégio de Procuradores de Justiça e o Conselho Superior da instituição, além de cumprir diversas outras atribuições.

 

Trajetória

 

Cleandro Alves de Moura é piauiense, natural de Teresina, formado em Direito pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR, no ano de 1990. É especialista em Direito Civil e Processual Civil, pela Universidade Federal do Piauí. Também cursou Filosofia e Geografia. Ainda estudante, foi aprovado em concurso para o cargo de técnico processual-judicial promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho.

 

Aprovado no 1º Concurso para provimento de Cargo de Delegado de Polícia Civil de Carreira do Piauí, foi nomeado após o Curso Preparatório realizado pela Academia de Polícia Civil. Atuou como advogado militante, de 1990 a 1994, e Defensor Público do Ceará, de 1995 a 1996. Neste mesmo ano, assumiu o cargo de Promotor de Justiça Substituto no Estado do Piauí, em fevereiro.

 

Nomeado para os quadros do Ministério Público do Estado do Piauí em 1º de fevereiro de 1996, portanto, há mais de 20 anos, iniciou na carreira como Promotor de Justiça Substituto nas Promotorias de Avelino Lopes, Parnaguá e Curimatá. Em 1997, foi titularizado na Promotoria da comarca de Nossa Senhora dos Remédios, de 1ª entrância, e recebeu sua vitaliciedade em 1998. Em 2003, Promovido para a comarca de Buriti dos Lopes, de 2ª entrância, e, ainda neste ano, para a Promotoria da comarca de Barras, de 3ª entrância.

 

Em 2004, foi nomeado Sub-coordenador Regional do Programa de Proteção do Consumidor de Parnaíba. Em 2006, foi promovido para a comarca de Corrente, de 4ª entrância. Neste mesmo ano, foi removido para a 3ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Teresina, de 4ª entrância.

 

Além de ter respondido por inúmeras Promotorias, dentre as quais, São Gonçalo, Pio IX, Santa Cruz, Cocal, Luzilândia, Esperantina, Luiz Correia, Parnaíba, Canto do Buriti, Elizeu Martins, Pedro II, Guadalupe, Campinas do Piauí, dentre outras.

 

Em 2014, sem prejuízo de suas funções, foi nomeado Chefe de Gabinete da Procuradora-Geral de Justiça. Em junho de 2015, foi eleito pelos membros do Ministério Público para a lista tríplice que seria utilizada na escolha do Procurador-Geral de Justiça. Após a nomeação expedida pela Governador do Estado, assumiu o cargo de chefe do Ministério Público do Piauí em 16 de julho de 2015, exercendo-o até o dias atuais.