A Promotora de Justiça Karla Carvalho, coordenadora do CAODS (Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde), representou o Ministério Público do Estado do Piauí na abertura da I Conferência Estadual de Saúde das Mulheres do Estado do Piauí. O evento começou nesta segunda-feira, 19, e segue até até amanhã. A agente ministerial juntamente com a vice-governadora Margarete Coelho participaram da primeira mesa temática da conferência: “O papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres”.
Na programação do evento, ainda estão previstas a realização de mais três mesas temáticas: “O mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres”, “Vulnerabilidade nos ciclos de vida das mulheres e na política nacional de atenção integral a saúde das mulheres” e “Políticas Públicas para mulheres e participação social”. Logo após a realização das mesas serão formados quatro grupos de trabalho com a finalidade de discutir proposições de políticas públicas de saúde voltadas para as mulheres. Uma vez formuladas, essas propostas serão encaminhadas pelo Piauí à II Conferência Nacional de Saúde das Mulheres que será realizada em agosto deste ano em Brasília, e que traz como tema: “Saúde das mulheres: Desafios para a integralidade com equidade”.
Em sua fala, a Promotora de Justiça Karla Carvalho enfatizou a necessidade de levar conhecimento sobre o SUS à população e aos legisladores, e a importância que o sistema de saúde pública universal significa para cada cidadão que lutou para que este se tornasse uma realidade. “É uma satisfação está aqui com os movimentos sociais, no controle social, porque o poder realmente emana do povo. Então, se não existir o controle social por parte do usuário do serviço de saúde, haveria um perda muito grande. Os senhores e senhoras que trabalham para que este sistema funcione de modo a atender às pessoas que a ele recorrem são os mais indicados para falar sobre o SUS e fazer com que a sociedade se mobilize em defesa dessa conquista democrática”, disse.
Na oportunidade, a coordenadora do CAODS entregou à delegada Vilma Alves uma homenagem feita pela conferência a personalidades que prestam relevantes serviços públicos em defesa da mulher.