Pessoas de pé

 

O Promotor de Justiça Mário Normando ministrou palestra sobre “Drogas e Criminalidades”, a convite da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania do Piauí – SEJUS –  como parte da implantação do projeto “Nortear”. A iniciativa tem o objetivo de levar aos detentos das unidades prisionais esclarecimentos sobre dependência química e o uso de entorpecentes. A solenidade aconteceu na manhã desta segunda-feira, 27, na Casa de Custódia professor “José Ribamar Leite”, que fica localizada no bairro Santo Antônio, zona sul de Teresina.

O projeto já atende a Colônia Agrícola “Major César Oliveira”, em Altos; e o presídio Irmão Guido, em Teresina. 

Em sua fala, o membro do Ministério Público Estadual declarou aos detentos que o projeto representa uma oportunidade para trilhar novos caminhos. “A mensagem que quero para para vocês é: acreditem em vocês, tenham esperança. O mundo mudará apenas se vocês mudarem para o mundo e confiem. Mas é preciso que vocês tenham a consciência que o primeiro passo para uma nova vida deve ser dado pelos senhores no sentido que a medida que forem participando desse projeto, o uso de droga não os levam a lugar algum.”, enfatizou.

 

Homem de pé com microfone nas mãos

 

A implantação do projeto faz parte da programação alusiva à Semana Estadual de Políticas sobre Drogas, que começou ontem (26) e segue até a próxima sexta-feira, 30. A realização da semana é capitaneada pela Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas (Cendrogas) e peloo Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas. A intenção é sensibilizar para o desenvolvimento de ações para a prevenção ao uso e abuso de drogas lícitas e ilícitas no Piauí.

Já o subsecretário de Justiça Carlos Edilson Sousa falou do enfoque das ações empreendidas pela SEJUS no intuito de promover a ressocialização de pessoas privadas de liberdade. “Esse projeto é mais uma participação dos reeducandos, e dos internos do sistema penitenciário tendo a oportunidade de reabilitação. Acreditamos na ressocialização, pois quem está aqui um dia vai sair e para isso ele deve sair melhor. Assim, com projetos como esse, nós cremos que será possível uma mudança na vida de cada um destes homens”, disse.