Pessoas sentadas em sala de aula observando um homem

 

Vinte servidores do Ministério Público do Estado do Piauí participaram de capacitação sobre a operacionalização e a implementação do Processo Judicial Eletrônico (PJe), importante plataforma que está dinamizando os serviços jurisdicionais e conferindo maior celeridade aos trâmites processuais em todas as instituições e órgãos que integram o sistema de Justiça.

 

A primeira edição do minicurso foi realizada no Laboratório de Informática do Tribunal do Justiça. Serão promovidas outras sessões, como resultado da execução um acordo de cooperação técnica celebrado entre o Ministério Público e a Escola Judiciária (EJUD). No âmbito do Ministério Público, os trabalhos são coordenados pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), órgão dirigido pela Procuradora de Justiça Raquel Costa Normando.

 

A parceria celebrada permite o constante compartilhamento de experiências e conhecimentos, para otimização da prestação jurisdicional. O termo prevê a disponibilização de vagas para cursos promovidos pelos dois órgãos. A EJUD se comprometeu a remeter ao CEAF, periodicamente, o cronograma de capacitações, cursos e treinamentos, para que o Ministério Público possa indicar participantes. O acordo contempla ainda o compartilhamento de sistemas voltados à formação de pessoal, e ainda a disponibilização de estrutura física, como sala de aula, biblioteca e sala de tecnologia da informação para treinamento com sistemas que são de uso comum.