Foto de floresta

Floresta Nacional de Palmares – Altos (PI)

Foto: Francisco Gilásio

 

 

Um dia para lembrar das florestas que, além de elevado valor paisagístico e recreativo pela sombra e belas paisagens, proporcionam à humanidade vários bens, como madeira, combustível, alimento e matéria prima (resina, celulose, cortiça e frutos), solo rico em nutrientes, armazenamento de grandes quantidades de água e carbono, e o valiosíssimo oxigênio.

 

As florestas são parte do ciclo da água, contribuindo para a formação de chuvas e proteção de nascentes e rios, aumentando a quantidade de água e nos protegendo de climas extremos, como cheias e secas. Concentram a maior parte da biodiversidade terrestre, servem como habitat para as mais diferentes espécies de animais e plantas, e garantem o necessário equilíbrio ecológico.

 

Para além do fornecimento de bens e serviços, as florestas através da fotossíntese tem significativo valor no armazenamento e absorção do carbono no material vegetal e na matéria orgânica do solo. Essa capacidade de retenção e absorção do carbono, um dos responsáveis pelo Efeito Estufa, é relevante tema de debate sobre os impactos das alterações climáticas, de tal forma que está previsto no Protocolo de Quioto.

 

O Brasil é privilegiado com a formação de várias florestas, sendo as principais a Amazônica, que é a maior floresta tropical do mundo, Mata Atlântica, das Araucárias e Mata dos Cocais, presente no Piauí e Maranhão. Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o desmatamento da Amazônia aponta a taxa de 7.989Km2 de corte raso no período de agosto de 2015 a julho de 2016, indicando um aumento de 29% em relação a 2015.

 

Por tudo isso, devemos evitar as queimadas e incêndios florestais, e fazer a exploração racional, pois leva muitos e muitos anos para se formar uma floresta e importará em tempo e esforços para reconstruí-la.

 

O Ministério Público do Estado do Piauí, através do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente, desenvolve campanha educativa de combate às queimadas para prevenir incêndios e evitar prejuízos, danos ambientais, ofensas à integridade física e à vida das pessoas. Clique aqui, baixe os arquivos e divulgue. Faça a sua parte.