Promotora de Justiça e servidora do Nupevid com representante do Prêmio Innovare, posando de pé

 

O Ministério Público do Piauí (MP-PI) concorre, na fase de consultoria, à seleção para o Prêmio Innovare, com dois projetos de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher: o “Reeducar” e o “Papo na Obra”. Desenvolvidos pela 10ª Promotoria de Justiça de Teresina, órgão integrante do Núcleo de Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (NUPEVID), os projetos foram apresentados nessa segunda-feira (10).

 

Com a proposta de promover a reeducação de homens envolvidos judicialmente em situação de violência doméstica e familiar, o Reeducar foi desenvolvido em nove módulos, ministrados ao longo de nove meses, em que eram discutidos temas como Lei Maria da Penha, saúde do homem, relações interpessoais, uso de álcool e outras drogas. O objetivo do projeto é desconstruir o pensamento machista e violento dos homens participantes, por meio de intervenções educativas com profissionais qualificados. Como resultado imediato, ao fim do projeto foi constatada a falta de reincidência nos crimes e nenhum caso de descumprimento de medida protetiva.

 

 Logomarca do Projeto Reeducar

 

No projeto Papo na Obra, a ideia é trabalhar, junto aos trabalhadores da construção civil, a prevenção à violência contra a mulher, haja vista que no passado houve a identificação da categoria como uma das mais incidentes no crime. Por meio de palestras e oficinas realizadas nos canteiros de obras de Teresina, o projeto aborda temáticas como o contexto histórico do machismo, Lei Maria da Penha e assédio sexual no trabalho. Os resultados têm sido avaliados a cada palestra e com a constatação na diminuição dos casos de violência envolvendo trabalhadores da categoria.

 

Logomarca do projeto Papo na Obra

 

A Promotora de Justiça Amparo Paz, coordenadora de ambos os projetos, ressalta o valor que eles possuem para a sociedade. “O Papo na Obra e o Reeducar são trabalhos desenvolvidos especialmente para a sociedade. Nosso objetivo ao trabalhar esses temas, atuando no enfrentamento à violência contra a mulher, é primordialmente colaborar para a construção de um mundo melhor, onde prevaleça a cultura de paz, sem machismo e violência. Nesse sentido, estamos muito felizes em ter a oportunidade de concorrer ao prêmio Innovare, haja vista o seu caráter de reconhecimento das práticas que contribuem para o bem-estar da comunidade”, frisa Amparo Paz.