Pessoas sentadas e um homem de pé com microfone nas mãos

 

O Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) e o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) promoveram, na manhã de hoje (14), uma atividade de capacitação sobre comportamento de autoproteção. A exposição foi conduzida pelo Tenente-Coroneal James Sean, comandante do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar do Piauí (BOPE). O evento foi dedicado aos membros e servidores do Ministério Público do Estado do Piauí e a seus familiares. Em 2016, o plenário do Conselho Nacional do Ministério Público reconheceu que o trabalho desenvolvido pelos MPs classifica-se como atividade de risco.

 

As saudações iniciais foram proferidas pela Diretora-Geral do CEAF, a Procuradora de Justiça Raquel Costa Normando, e pela Coordenadora do GSI, Promotora de Justiça Débora Geane Aragão. Ambas falaram sobre a importância do tema, em um contexto de violência urbana, em que todas as pessoas estão expostas a diversos perigos.

 

Duas pessoas de pé, uma segura um microfone enquanto fala do lado tem outras pessoa que observa quem fala

 

Pessoas sentadas observando um homem falar

 

O Tenente-Coronel James Sean, junto com o Capitão Francílio Alves e o Tenente Renildo Alves, discorreu sobre a necessidade de manutenção de um estado consciente de alerta, com condicionamento mental adequado e adoção de medidas preventivas. Foram realizados estudos de caso, durante as quais se analisaram ocorrências reais.

 

Pessoas de pé, duas seguram um certificado