O Promotor de Justiça, Francisco de Jesus, coordenador do Núcleo de Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (Nupevid), esteve na manhã desta sexta-feira, 07, no colégio CPI, no bairro Ilhotas, na zona sul de Teresina. A capacitação faz parte do projeto “Lei Maria de Penha nas Escolas: desconstruindo a violência e construindo diálogos”, na rede privada de ensino. Participaram do encontro professores estudantes da escola.
De acordo com a coordenadora junto à unidade de ensino, Morgana Sales, o projeto atenderá as três unidades do colégio CPI. “Nós iniciaremos com as turmas de oitavo e nono ano, além dos estudantes do primeiro e segundo ano do ensino médio. Após, a implantação aqui na sede Ilhotas, nosso desejo é ampliar para as demais séries da escola e das outras filiais.”, disse. Ainda segundo a coordenadora, o projeto deve alcançar cerca de 340 alunos nesta primeira etapa.
Maria da Penhas nas Escolas
O projeto “Lei Maria de Penha nas Escolas: desconstruindo a violência e construindo diálogos” é realizado pela 5ª promotoria de justiça do Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI). A iniciativa é realizada desde 2013, em escolas da rede pública de ensino de Teresina e já alcançou mais de 10 mil estudantes. Agora, em 2017, a intenção é implantar o projeto em escolas da rede privada, por meio de capacitação de professores e alunos sobre aspectos jurídicos, psicológicos e sociais relacionados a lei federal n° 11.340/06, ou Lei “Maria da Penha”, para que estes sejam replicadores do conhecimento obtido e empreendam ações cuja finalidade seja o combate à violência cometida contra a mulher.
Abaixo, algumas fotos do projeto “Maria da Penha nas Escolas”: