As Promotoras de Justiça Cláudia Seabra e Karla Daniela Carvalho participaram da 23ª Reunião do Fórum Insterinstitucional Permanente em Saúde Pública do Estado do Piauí, realizada na manhã de hoje (07), em Teresina. O Fórum tem a finalidade de discutir, deliberar, apresentar sugestões e propostas de intervenção no sistema de saúde pública, objetivando solucionar os problemas verificados no setor. Além do Ministério Público Estadual, diversos órgãos e instituições integram o grupo: o Tribunal de Justiça, a Procuradoria Regional da República, a Procuradoria Regional do Trabalho, a OAB, o Conselho Regional de Medicina, as Defensorias Públicas do Estado e da União e a Secretaria de Estado da Saúde, entre outros. A reunião do Fórum aconteceu durante reunião da Diretoria do Conselho Federal de Medicina e contou com a participação de presidentes dos Conselhos Regionais dos Estados.
Cláudia Seabra atualmente ocupa o cargo de Chefe de Gabinete do Procurador-Geral de Justiça, mas também é titular da 12ª Promotoria de Justiça de Teresina, especializada na defesa do direito à saúde. Atuou por vários anos na área, inclusive como coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (CAODS), posição agora ocupada por Karla Daniela Carvalho. Também compareceu à reunião o Promotor de Justiça Francisco Raulino Neto, que atua na área de família e sucessões.
Durante o evento, Cláudia Seabra ministrou palestra sobre judicialização da saúde, discorrendo também acerca das conquistas alcançadas no âmbito do fórum: a promoção de melhorias estruturais na Maternidade Dona Evangelina Rosa e em hospitais regionais, o aprimoramento dos serviços prestados no Hospital de Urgências de Teresina e, sobretudo, a redução do número de casos de judicialização.
Além da Promotora de Justiça Cláudia Seabra, proferiram palestras o Procurador de Justiça Arnaldo Hossepian (MPSP), membro do Conselho Nacional de Justiça, e o médico Carlos Vital, Presidente do CFM.
Com fotos de Márcia Cristina (CRM/PI)