Pessoas sentadas em auditório, ao fundo um homem de pé sgurando um micrfone nas mãos

 

O Ministério Público do Estado do Piauí (MP/PI) promoveu, na manhã desta sexta-feira (25), uma homenagem para membros, servidores, estagiários e colaboradores terceirizados pelo Dia dos Pais, comemorado anualmente no segundo domingo de agosto, no Brasil. O evento ocorreu no auditório do edifício sede das Procuradorias e Promotorias de Justiça, localizado na zona leste de Teresina.

A celebração  surgiu no ano de 1909, nos Estados Unidos, quando a jovem Sonora Louise Smart Dood resolveu criar a data para expressar a gratidão que sentia por seu pai, William Jackson Smart, um veterano da Guerra Civil Americana, que ficara viúvo após o nascimento do sexto filho. Após a morte de sua esposa, Smart passou a cuidar dos filhos sozinho. 

No Brasil, a ideia de festejar o Dia dos Pais foi apresentada pelo publicitário  Sylvio Bhering, em 1953. A intenção era associar a comemoração ao dia de São Joaquim, considerado o patriarca da família, que é o dia 16 de agosto. Posteriormente, a data foi mudada para o segundo domingo de agosto, o que permanece nos dias atuais.

Pessoas sentadas assistindo um vídeo

Em sua fala aos pais presentes ao evento,o  Procurador-Geral de Justiça, Cleandro Moura, disse que ser pai é uma dádiva sem preço. “Satisfação encontrar com vocês aqui e perceber na declaração de cada um o amor e o desejo de lutar por um bom futuro para os seus filhos. Posso assim dizer porque minhas filhas são a razão de tudo, e elas me proporcionam uma renovação quando as vejo e quando expressam o quanto me consideram seu herói. Isso é algo de valor imensurável e só quem sabe é quem é pai”, disse.

Após as palavras do chefe da instituição ministerial, foi exibido um vídeo com o depoimento de servidores e membros, no qual relataram suas experiências e aprendizados depois que se tornaram pais.

Homens assintindo um vídeo numa televisão ao fundo

Em seguida, a estagiária Adriana Canuto interpretou a canção “Meu Velho Pai” ao lado do seu pai, Francion da Silva, autor da música. Dando continuidade à programação, os servidores Elis Marina e Milton Almeida entoaram canções que emocionaram os pais que participaram da festividade. A comemoração foi encerrada com um coquetel.

A atividade foi planejada pelo Comitê de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho (SQVT), no âmbito do programa institucional “Bem Viver no MP”.

Duas pessoas cantando um abraça o outro

 

Duas pessoas segurando instrumentos musicais enquanto cantam