Mesa com pessoas sentadas, na frente da mesa existe uma faixa com o título do evento

 

O Ministério Público do Estado do Piauí (MP/PI), representado pela Promotora de Justiça Karla Carvalho, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (CAODS), prestigiou a cerimônia de abertura e palestra magna do I Seminário Estadual de Prevenção e Posvenção ao Suicídio. O evento começou nesta quinta-feira (24) e segue até amanhã, na sede da Associação Piauiense de Municípios (APPM), no Centro Administrativo, em Teresina.

 

Fotos de pessoas sentadas num auditório, outras de pé caminham

 

Além da Promotora de Justiça, participaram do evento a servidora Raquel Policarpo, membro do Comitê de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho (SQVT), a assistente social Núbia Caldas e estagiária de Serviço Social Jardlla Pio.

 

Durante sua fala, a coordenadora do CAODS disse que avalia como positiva a implantação do Plano Estadual de Prevenção ao Suicídio. “Esse problema deve ser visto com bastante cuidado. Nosso trabalho é compreender os diversos fatores que desencadeiam o suicídio de modo que possamos atuar nas causas dessa problemática de saúde. O Plano Estadual de Prevenção ao Suicídio é resultado de uma construção coletiva entre instituições governamentais e organizações civis”, enfatizou Karla Carvalho.

 

Foto de uma mulher que observa

 

O Secretário Estadual de Saúde, Florentino Neto, falou que intenção da gestão estadual com o plano estadual é fortalecer uma rede de atenção e a prestação de auxílio a pessoas com inclinação suicida, bem aos familiares de pacientes que tentaram cometer suicídio. “Quero dizer que o objetivo geral desse plano é a prevenção, articulando as áreas de educação, saúde, segurança e assistência social para construir uma rede sólida, de modo fornecer à sociedade um serviço de saúde de qualidade às pessoas que necessitarem de ajuda”, pontuou.

 

Já o governador Wellington Dias ressaltou e agradeceu a parceria entre os órgãos estaduais e instituições como o Centro de Valorização da Vida (CVV) e CDM (Centro Débora Mesquita), que atuam na prevenção do suicídio.

 

O Plano Estadual de Prevenção ao Suicídio visa constituir e implantar fluxos de protocolos para o acolhimento de pessoas com ideação suicida, de modo a prevenir o os casos de suicídio, além de atuar na posvenção. Para tanto, o governo do Estado pretende qualificar e capacitar os profissionais que trabalham no Sistema Único de Saúde (SUS) e Sistema Único de Assistência Social (Suas).

 

O psiquiatra da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Nelson Goldnstein ministrou a palestra magna do Seminário, com o tema “Suicídio como Problema de Saúde Pública no Brasil”.

Duas mulheres olhando para fotografia e sorrindo

 

Duas mulheres de pé sorrindo para a fotografia, nas mãos as duas segurança pasta