O Ministério Público do Estado do Piauí (MP/PI), representado pela Promotora de Justiça Karla Carvalho, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (CAODS), prestigiou a cerimônia de abertura e palestra magna do I Seminário Estadual de Prevenção e Posvenção ao Suicídio. O evento começou nesta quinta-feira (24) e segue até amanhã, na sede da Associação Piauiense de Municípios (APPM), no Centro Administrativo, em Teresina.
Além da Promotora de Justiça, participaram do evento a servidora Raquel Policarpo, membro do Comitê de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho (SQVT), a assistente social Núbia Caldas e estagiária de Serviço Social Jardlla Pio.
Durante sua fala, a coordenadora do CAODS disse que avalia como positiva a implantação do Plano Estadual de Prevenção ao Suicídio. “Esse problema deve ser visto com bastante cuidado. Nosso trabalho é compreender os diversos fatores que desencadeiam o suicídio de modo que possamos atuar nas causas dessa problemática de saúde. O Plano Estadual de Prevenção ao Suicídio é resultado de uma construção coletiva entre instituições governamentais e organizações civis”, enfatizou Karla Carvalho.
O Secretário Estadual de Saúde, Florentino Neto, falou que intenção da gestão estadual com o plano estadual é fortalecer uma rede de atenção e a prestação de auxílio a pessoas com inclinação suicida, bem aos familiares de pacientes que tentaram cometer suicídio. “Quero dizer que o objetivo geral desse plano é a prevenção, articulando as áreas de educação, saúde, segurança e assistência social para construir uma rede sólida, de modo fornecer à sociedade um serviço de saúde de qualidade às pessoas que necessitarem de ajuda”, pontuou.
Já o governador Wellington Dias ressaltou e agradeceu a parceria entre os órgãos estaduais e instituições como o Centro de Valorização da Vida (CVV) e CDM (Centro Débora Mesquita), que atuam na prevenção do suicídio.
O Plano Estadual de Prevenção ao Suicídio visa constituir e implantar fluxos de protocolos para o acolhimento de pessoas com ideação suicida, de modo a prevenir o os casos de suicídio, além de atuar na posvenção. Para tanto, o governo do Estado pretende qualificar e capacitar os profissionais que trabalham no Sistema Único de Saúde (SUS) e Sistema Único de Assistência Social (Suas).
O psiquiatra da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Nelson Goldnstein ministrou a palestra magna do Seminário, com o tema “Suicídio como Problema de Saúde Pública no Brasil”.