O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) finalizou, na última quarta-feira (9), inspeções em 21 escolas e creches de Campo Largo do Piauí, termo judiciário da comarca de Porto, para verificar as condições estruturais das unidades de ensino. Durante as vistorias realizadas pela Promotora de Justiça Áurea Madruga, foram verificados problemas na estrutura física dos espaços e no acompanhamento da merenda escolar.
De acordo com o levantamento realizado pelo órgão estadual, os dados serão repassados para o Ministério Público Federal (MPF) que escolherá escolas do município para participar das ações do projeto Ministério Público pela Educação (MPEduc). Também será celebrado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre o MPPI e a prefeitura para melhoria nas condições das unidades de ensino.
Será agendada uma audiência com representantes do MPPI, MPF, Prefeitura Municipal, Secretaria de Educação, pais, alunos e sociedade civil, para discutir as condições das escolas e creches do município.
De acordo com a agente ministerial, a presença da família é mais intensa em Campo Largo do Piauí, um aspecto fundamental para o acompanhamento das crianças e adolescentes em idade escolar. Ressaltou, ainda, o quanto o esforço conjunto de instituições e da sociedade civil pode resultar em indicadores positivos e na redução da evasão escolar.