Pessoas dentadas em torno de uma mesa conversando

 

O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por intermédio da 3ª Promotoria de Justiça de Piripiri e da Coordenadoria do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA), realizou, na manhã desta quinta-feira (28), audiência para tratar das condições sanitárias de equinos no município de Piripiri. A reunião aconteceu no prédio-sede das Promotorias e Procuradorias de Justiça de Teresina, no bairro de Fátima, em Teresina.

 

Os Promotores de Justiça Nivaldo Ribeiro e Denise Costa Aguiar reuniram-se com representantes da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (ADAPI), do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) e da Prefeitura de Piripiri para tratar da questão de licenciamento ambiental para a realização do evento que será promovido pela Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios, no dia 15 de outubro, no município.

 

José Idilio Alves Moura, representante da ADAPI, ressaltou que o combate à febre aftosa tem sido intensificado no Estado do Piauí, com resultados positivos, e que os eventos realizados no município com a utilização de animais passam por um controle realizadp pela entidade. Já Yanca Larissa da Silva Barbosa, representante da Prefeitura de Piripiri, declarou que a situação veterinária é precária, no que se refere a todas as atividades realizadas no município. José Welighton Dias, representante do CRMV, afirmou que há necessidade de uma melhor administração dos animais, disciplinando a questão da realização de exames dos mesmos.

 

Ao final das manifestações, ficou deliberado que o município de Piripiri deverá elaborar Termo de Cooperação com o objetivo de promover um consenso entre os órgãos fiscalizadores, a fim de melhorar a realização dos eventos agropecuários e de aglomeração de animais. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural de Piripiri organizará eventos de médio e grande porte e se comprometeu a comunicar à ADAPI com antecedência mínima de 30 dias, e a obter licenciamento ambiental para a realização dos mesmos. O Ministério Público convocará os organizadores de aglomerações de animais, bem como a Prefeitura de Piripiri, ADAPI, SDR e SEMAD para uma reunião, com o objetivo de conscientizar os promotores de eventos no município de Piripiri.

 

Pessoas sentadas em torno de uma mesa conversando uns com os outros