Foram iniciadas as atividades de implementação do projeto “A Lei Maria da Penha nas Escolas: desconstruindo a violência, construindo diálogos” no interior do Estado. O projeto sagrou-se vencedor da 5ª edição do Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos. Fruto de uma parceria entre o MPPI/5ª PJ-NUPEVID e a SEDUC, seu objetivo é a capacitação de docentes e discentes quanto ao enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.
O primeiro município contemplado com o novo calendário de atividades foi União, na região Centro-Norte do Piauí. Na ocasião, estiveram presentes o Promotor de Justiça e Coordenador do NUPEVID, Francisco de Jesus Lima, e a titular da 1ª Promotoria de Justiça da comarca, Janaína Aguiar, além de representantes da SEDUC, docentes, representantes da Secretaria de Segurança do Estado do Piauí, autoridades do município e, ainda, o prefeito local, que aderiu ao projeto. As atividades de implementação seguem com calendário específico de ações em diversos municípios do Piauí.
As ações do projeto já beneficiaram mais de 15 mil estudantes do ensino médio da rede estadual de ensino. Através de capacitações permanentes do corpo docente das gerências regionais de ensino, que, nas salas de aula, transmitem aos estudantes, realizam atividades nas escolas e comunidades e apresentam resultados aos órgãos parceiros. O projeto tem como objetivo diminuir os elevados índices de violência contra a mulher por meio da educação e inclusão obrigatória da temática na grade curricular nacional de ensino.