O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) sediou, nos dias 4, 5 e 6 de setembro, a II Reunião Ordinária de 2017 do Grupo Nacional de Direitos Humanos (GNDH) do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG).
Participaram do MPPI, a chefe de gabinete da PGJ, Cláudia Seabra; a Secretária-Geral, Cléia Januário Fernandes; a coordenadora do CAODS (Centro de Apoio Operacional de defesa da Saúde), Karla Carvalho; a coordenadora do CAOMA (Centro de Apoio Operacional de defesa do Meio Ambiente), Denise Aguiar; a coordenadora do CAODIJ (Centro de Apoio Operacional de defesa da Infância e Juventude), Lia Burgos, e o coordenador do NUPEVID (Núcleo de Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar), Francisco de Jesus Lima.
O encontro teve como objetivo discutir as ações relacionadas à defesa dos direitos humanos nas áreas da infância e juventude, idoso, pessoas com deficiência, educação e combate à violência doméstica. Na reunião, que contou com a participação de 153 Membros do Ministério Público dos Estados, Federal, do Distrito Federal e territórios, Militar e do Trabalho, foram deliberados uma série de enunciados – diretrizes que irão pautar a atuação do Ministério Público brasileiro – propostos pelas comissões temáticas, abordando assuntos como intolerância religiosa, aplicação de recursos públicos na saúde e educação, violência física e psicológica contra a mulher e uso de agrotóxicos.
VISITA TÉCNICA AO MPSC
Durante o evento, a Chefe de Gabinete da PGJ, Cláudia Seabra e a Secretária-Geral, Cléia Januário Fernandes, fizeram uma visita técnica ao MPSC ( Ministério Público do Estado de Santa Catarina). Na oportunidade, elas foram recebidas pelo Procurador-Geral de Justiça, Sandro José Neis; e pelo diretor do CEAF/MPSC, Promotor de Justiça Marcelo Gomes Silva.
As integrantes da administração superior do MPPI conheceram a experiência da Gespro (Gestão de Promotorias), o Portal do Promotor de Justiça, gestão de pessoas e o sistema de captação de recursos (fundos de reaparelhamento).
* Fotos e informações do MPSC