Foi realizada, na manhã de hoje (15), a cerimônia de lançamento institucional do livro “São Lourenço do Piauí: história, família e memória social”, de autoria do Procurador de Justiça Alípio de Santana Ribeiro. A obra resgata a história dos primeiros habitantes da comunidade e aborda a colonização do sul do Estado, com destaque para o município de São Lourenço, ressaltando a importância das famílias para o desenvolvimento econômico, cultural, político e social da região.
O Procurador-Geral de Justiça, Cleandro Moura, presidiu a mesa de honra e transmitiu congratulações ao autor. “Trata-se de um importante trabalho historiográfico, que promove uma reflexão acurada sobre o desenvolvimento do Piauí. O Ministério Público, enquanto instituição que valoriza a produção cultural e prestigia as boas práticas, parabeniza o Dr. Alípio de Santana Ribeiro pela produção”, destacou o chefe do Ministério Público.
O livro “São Lourenço do Piauí: história, família e memória social” foi prefaciado pelo também Procurador de Justiça Fernando Melo Ferro Gomes, que, assim como o autor da obra, discorreu um pouco sobre os minuciosos estudos realizados para viabilizá-la. A programação incluiu ainda homenagem a Alípio de Santana Ribeiro, com resgate de sua trajetória pessoal e profissional.
A Promotora de Justiça Cláudia Seabra, Chefe de Gabinete do PGJ, destacou a importância do Procurador de Justiça para o Ministério Público. “Os seus atos e sua capacidade intelectual e moral dão-lhe o direito de ocupar uma tal eminência que, de Vossa Excelência, pode-se dizer que pertence à linhagem restrita dos quadros do parquet piauiense, elevando a sua respeitabilidade perante a sociedade”, declarou ela.
A obra, entre outros temas, aborda festas religiosas, cultura, folclore, clima, flora e fauna da região sul do Piauí, especificidades que a qualificam como importante fonte de pesquisa.