Promotora de Justiça em mesa de honra

 

Em homenagem ao Dia do Idoso, comemorado no dia 1º de outubro, a Câmara Municipal de Teresina realizou, nesta terça-feira (19), sessão solene para debater a inclusão social da terceira idade. O vereador Nilson Cavalcante (PtdoB) propôs a homenagem, que aconteceu no Plenário da CMT.

 

Segundo o Relatório Mundial de Saúde e Envelhecimento, o número de pessoas com mais de 60 anos no país deverá crescer muito mais rápido do que a média internacional. Enquanto a quantidade de idosos vai duplicar no mundo até o ano de 2050, ela quase triplicará no Brasil.

 

O aumento da expectativa de vida do brasileiro; a necessidade da adoção de políticas públicas que atentem para as necessidades do segmento idoso e a conscientização sobre a importância dessa etapa da vida, no contexto social, foram pontos levantados pelo parlamentar proponente da homenagem, que também lamentou a ausência da grande maioria dos parlamentares à solenidade.

 

Promotora de Justiça fala diante de tribuna 

 

A coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e Cidadania (CAODEC), promotora Flávia Gomes Cordeiro, destacou o idoso como elemento de transformação social. “Indiscutivelmente essa faixa etária merece acesso aos bens e direitos por toda contribuição que já deu durante a vida. São seres humanos dignos de receber carinho e respeito, exatamente como uma criança, um jovem ou adulto. Mas devemos também chamar atenção para o fato de que esta população é plenamente capaz de produzir e enriquecer e muito nossa sociedade”, diz a promotora.

 

Participaram da sessão, representantes da Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social (SEMTCAS); Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI); Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB-PI); Conselhos Estadual e Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, movimentos sociais e entidades ligados à inclusão da pessoa idosa.

 

Promotora de Justiça conversa com senhoras idosas