O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por meio do Comitê de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho – Programa “Bem viver no MPPI” e da Coordenadoria de Recursos Humanos, realizou na manhã desta sexta-feira (22) um evento alusivo à campanha Setembro Amarelo, com objetivo de promover a valorização da vida e ressaltar a importância da prevenção ao suicídio. A atividade ocorreu na Sede das Promotorias e Procuradorias de Justiça, localizada no Bairro de Fátima, Zona Leste de Teresina.
A programação incluiu diversos temas, como as formas de prevenção e fatores de risco para o suicídio. Participaram do evento profissionais da área de psicologia das instituições: Centro de Valorização À Vida (CVV), Centro Débora Mesquita (CDM) e Conselho Regional de Psicologia do 21° Região (CRP21).
Os pronunciamentos de abertura foram proferidos pela Promotora de Justiça Cláudia Seabra, Chefe de Gabinete do Procurador-Geral de Justiça, e pela Promotora de Justiça Karla Daniela Carvalho, que coordena o Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (CAODS).
O ciclo de palestras iniciou com o tema “Falando Abertamente Sobre Suicídio”, abordado por Maria Zélia, coordenadora do CVV, entidade filantrópica, constituída exclusivamente por voluntários sem qualquer remuneração. Maria Zélia falou sobre o CVV, a importância do Centro, seu objetivo e como é realizado o atendimento. Após a palestra os participantes acompanharam um vídeo, com o relato do professor Luís Henrique Beurt, autor do livro “Afinal…por que sofremos?”.
Em seguida, o representante do CDM, Fernando Gutman, e a psicóloga Larissa Carvalho falaram sobre a ONG Débora Mesquita, experiências e a importância do atendimento às pessoas com problemas psicológicos e emocionais.
E, para fechar a manhã, a psicóloga do CRP21, Cinthya de Holanda Araújo, discorreu sobre o tema “Um Olhar Sobre os Fatores de Risco e Proteção do Suicídio”, apontando os pontos como: prevenção; mitos e verdades; como identificar uma pessoa em risco de suicídio; fatores de proteção; como reconhecer os sinais de alertas e como ajudar.
As primeiras atividades da campanha Setembro Amarelo tiveram início em 2015, concentradas em Brasília. Mundialmente, a Associação Internacional para Prevenção do Suicídio estimula a divulgação da causa, vinculando-a ao dia 10 do mesmo mês, no qual se comemora o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.