Durante reunião realizada nesta segunda-feira (30), na sede da Superintendência de Relações Sociais da Secretaria de Governo (Segov), foi definida a realização de mutirão de atendimento às vítimas do incêndio no Assentamento 8 de Março, na zona Sul de Teresina. Prevista para acontecer no dia 10 de novembro, a ação levará expedição de documentos e atendimento psicossocial para as pessoas envolvidas na tragédia.
Órgãos municipais e estaduais envolvidos no atendimento às vítimas do incêndio realizaram também o balanço das ações e apresentaram as iniciativas que estão sendo desenvolvidas no assentamento desde o ocorrido.
Como representante do Ministério Público do Estado do Piauí, a promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e da Cidadania (CAODEC), Flávia Gomes, cobrou o cadastro de identificação das pessoas de acordo com as especificidades de cada um.
“Percebemos que as ações estão sendo realizadas de forma isolada. É preciso que trabalhemos de forma articulada, integrando todos os órgãos. Sabemos que o maior desejo dos moradores do assentamento é o direito à moradia. Enquanto os órgãos responsáveis pelo processo de regularização fundiária resolvem as questões relacionadas à titularização da terra, o mutirão será uma forma de acolher e atender os envolvidos nessa tragédia de acordo com as suas especificidades”, destaca a promotora de Justiça, Flávia Gomes.
A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (SEMCASPI) enviará ao Ministério Público e à Segov, até quarta-feira (01), o cadastro social realizado no local do incêndio.