Na manhã desta quinta-feira (19), o auditório da sede zona Leste de Teresina do Ministério Público do Piauí (MPPI) abrigou o evento de culminância do projeto “Educação Ambiental em Defesa da Vida”. O projeto é coordenado pelo Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA), em parceria com o de Defesa da Educação e Cidadania (CAODEC). A iniciativa tem, entre seus objetivos, a disseminação de uma cultura de respeito ao meio ambiente e preservação dos recursos naturais, por meio de ações empreendidas no espaço escolar.
Na abertura do evento, a promotora de Justiça Denise Costa Aguiar agradeceu a parceria entre os órgãos e entidades que apoiam o projeto “Educação Ambiental em Defesa da Vida”. “Nós entendemos que a educação é a mais eficiente ferramenta de transformação que existe. Por isso, buscamos as escolas para desenvolver as ações do projeto. Sabemos que nestes ambientes estão sendo formados os adultos de amanhã, que serão responsáveis por dar continuidade ao respeito ao meio ambiente”, disse a promotora de Justiça Denise Costa Aguiar, coordenadora do CAOMA.
No interior do Piauí, já foram realizados quatro simpósios sob o nome “Educação Ambiental em Defesa da Vida” nos municípios de Demerval Lobão, Água Branca, Esperantina e Batalha, com a participação de 1000 pessoas, entre gestores públicos, professores, estudantes, pais de alunos e comunidade em geral.
Entre os parceiros do projeto, estão a Superintendência Regional do Instituto de Meio Ambiente e Energias Renováveis no Piauí (Ibama-PI), as Secretarias Municipal de Meio Ambiente (Semam) e de Educação e Cultura de Teresina (Semec) e a Fundação Inês Carvalho.
A promotora de Justiça Flávia Gomes Cordeiro, coordenadora do CAODEC, ressaltou a importância do projeto e manifestou sua satisfação com os resultados da iniciativa, por fim saudou as crianças, professores e parceiros presentes no evento. “É uma bela iniciativa, e sem dúvida, têm contribuindo para fomentar uma cultura de respeito ao meio ambiente, de conscientização das crianças, de pais e da comunidade onde essas escolas estão. Ficamos muito felizes de ver todas essas crianças aqui falando do que aprenderam. Isso mostra que o projeto tem obtido êxito”, disse.
O que é Educação Ambiental?
De acordo com a Lei Federal nº 9795/1999, que criou a Política Nacional de Educação Ambiental, a Educação Ambiental compreende “os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade”, afirma o artigo primeiro artigo da lei.