“Eu me importo com você”: esse foi o tema de mais uma das ações que o Ministério Público realizou durante o mês de setembro, no qual são trabalhados os temas da valorização da vida e da prevenção ao suicídio. Uma roda de conversa foi realizada hoje (23), com mediação da analista ministerial de psicologia Liandra Nogueira, e teve como ministrantes o padre Cristiano Batista de Moraes e a assistente social Vânia Teresa Moura Reis.
A abertura do evento foi conduzida pela promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (CAODS), Cláudia Seabra. “Precisamos falar sobre isso, precisamos ajudar aqueles que estão passando por momentos difíceis. Inovamos este ano com a caminhada que aconteceu no último sábado. A problemática não é só de saúde pública, mas um problema social muito grave. Aos poucos e com um trabalho em conjunto, conseguiremos resultados positivos”, afirma a promotora.
Membros e servidores da instituição participaram da atividade, que abordou a importância de se falar sobre o suicídio e sobre as formas de prevenção, principalmente entre os jovens. A assistente social Vânia Reis informou que esses temas são trabalhados dentro do Projeto Caminhos o ano inteiro, levando informação sobre o que é a depressão, seus sintomas e tratamento, para jovens e adultos das regiões Norte, Nordeste e Sudeste do Brasil. “Muitas vezes as pessoas não conseguem enxergar o que está acontecendo. Com a informação e orientação, fica mais fácil pedir ajuda”, explica a assistente social.