Pessoas sentadas sorrindo

 

A 2ª Promotoria de Justiça de São João do Piauí realizou na última segunda-feira, 30,  três reuniões com os candidatos a Conselheiro Tutelar, para tratar sobre o processo de escolha que acontecerá no próximo domingo, 06 de outubro, em todo o território nacional. A primeira reunião foi direcionada aos candidatos dos municípios de Pedro Laurentino e João Costa; a segunda, aos de Campo Alegre do Fidalgo, Capitão Gervásio Oliveira e Lagoa do Barro do Piauí; e a terceira, com os de São João do Piauí, sede da comarca.

 

A reunião foi promovida com objetivo de alertar os candidatos sobre as condutas vedadas e que as constam nas resoluções editadas pelas comissões responsáveis por acompanhar o processo, bem como também discutir as diretrizes constantes no Estatuto da Criança e do Adolescente. Foram realizadas advertências, registrando que a 2ª Promotoria de Justiça de São João do Piauí, com o auxílio da 1ª Promotoria de Justiça, exercerá diligente fiscalização no intuito de  coibir eventuais abusos. O promotor de Justiça Jorge Pessoa alertou que se alguém for eventualmente flagrado cometendo ato ilícito, os fatos serão documentados e encaminhados à Comissão para a devida apuração. Se constatada a ilicitude, poderá ocorrer a declaração de inidoneidade, inviabilizando a posse  do candidato no cargo, caso seja escolhido.

 

Pessoas de pé sorrindo

 

Também foi pontuado na reunião que a fiscalização verificará eventuais ilícitos penais, os quais, caso flagrados, serão encaminhados à polícia para a devida apuração.

 

O membro do Ministério Público explicou ainda que, pelo próprio cargo que se encontra em disputa, os candidatos, desde o momento de sua inscrição, devem demonstrar conduta apta e proba para que, de fato, venham resguardar os interesses das crianças e adolescentes.