O Ministério Público do Piauí promoveu na tarde de ontem, 28, reunião de trabalho interinstitucional entre Promotores de Justiça que atuam na área criminal e Peritos Criminais da Polícia Civil do Estado. A iniciativa consiste em etapa do Projeto PericiAR+, idealizado pelo Grupo de Atuação Especial de Controle da Atividade Policial – GACEP. O encontro foi organizado com o apoio do Centro de Apoio Operacional às Promotorias Criminais – CAOCRIM e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional – CEAF.
A reunião teve como objetivo aprimorar e fortalecer o diálogo entre os membros do Ministério Público e os peritos do Instituto de Criminalística, com vistas a uma maior assertividade das requisições de perícias balísticas, a ensejar maior eficiência nos trabalhos do inquérito civil e celeridade na elaboração e disponibilização dos laudos.

Ao iniciar a reunião, a Procuradora-Geral de Justiça do MPPI, Carmelina Maria Mendes de Moura, destacou a importância da parceria entre as instituições que compõem o Sistema de Justiça para potencializar a agilidade e a eficiência na condução de processos criminais, agradecendo as equipes do GACEP, CAOCRIM e CEAF por propiciar esse encontro, rico em aprendizado e troca de experiências.
Na sequência, os peritos criminais Daniel Mendes e Danilo Amorim proferiram palestras, respectivamente, sobre a estrutura, o funcionamento e as principais dificuldades dos Setores de Balística Forense do Instituto de Criminalística.