Foi realizada hoje (26) a primeira reunião da Comissão Executiva do Planejamento Estratégico Institucional (CEPEI) no exercício de 2021. A CEPEI é responsável pela definição das diretrizes da gestão estratégica do Ministério Público do Estado do Piauí.

A reunião de hoje foi conduzida pela presidente da comissão, a procuradora de Justiça Martha Celina de Oliveira Nunes, que também é subprocuradora-geral de Justiça institucional. Além dela, integram o grupo os representantes da Corregedoria-Geral, da Ouvidoria, da Chefia de Gabinete da PGJ, da Assessoria de Planejamento e Gestão, dos Centros de Apoio Operacional, do PROCON, dos Grupos de Atuação Especial e das coordenadorias técnicas, além de um membro indicado pela PGJ.

A pauta incluiu apresentação sobre os resultados obtidos com a consulta pública realizada para subsidiar a construção do novo Planejamento Estratégico Institucional (PEI). A pesquisa será um dos fatores considerados no processo de elaboração do Plano Estratégico 2021-2029, para definição de prioridades e objetivos estratégicos nas mais diversas áreas de atuação, em nível finalístico e estruturante. Os dados serão analisados e consolidados, para então serem trabalhados pelos integrantes do MPPI em oficinas, com o apoio da Comissão de Planejamento Estratégico do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

A assessora de planejamento e gestão, Cléia Fernandes, e a assessora de projetos, Nayrah Machado, falaram sobre a abertura das inscrições para o Prêmio CNMP 2021, que é um instrumento para identificar, premiar e disseminar projetos e programas bem-sucedidos do Ministério Público brasileiro, alinhados ao Mapa Estratégico Nacional, e que contribuam para a melhoria da eficiência institucional e dos serviços prestados à sociedade.

O regulamento da edição deste ano trouxe diversas novidades, a exemplo de novas categorias e a possibilidade de cadastramento de programas institucionais. Os interessados em concorrer devem enviar os documentos necessários à APG (planejamento@mppi.mp.br) até o dia 10 de março.

Os integrantes da CEPEI puderam ainda compartilhar experiências e conhecimentos sobre a implementação das técnicas de planejamento estratégico em seus respectivos órgãos e unidades administrativas.