Integrantes do Ministério Público do Estado do Piauí estiveram reunidos, na tarde desta sexta-feira, 05, com representantes da Equatorial Distribuição Piauí, em continuidade às tratativas entre a companhia e a instituição ministerial para a busca de soluções dos problemas enfrentados pelos cidadãos no fornecimento de energia. A reunião, feita em plataforma virtual, foi mediada pela procuradora-geral de Justiça do Piauí, Carmelina Moura.

Como resultado da reunião de hoje, ficou definido que a Equatorial Piauí vai apresentar ao Ministério Público do Piauí o plano de investimentos enviado à Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). O objetivo é conhecer, com mais precisão, o montante dos recursos que a empresa pretende alocar em obras de melhoria na qualidade do serviço de energia elétrica. Essa informação será importante para a construção do valor a ser destinado para compensação dos clientes prejudicados pela precariedade no fornecimento de energia.

Uma nova reunião entre os integrantes do MP e os representantes da Equatorial Piauí será realizada no dia 19 deste mês.

Os membros do MPPI que participaram da reunião de hoje fazem parte de uma comissão presidida pela procuradora-geral de Justiça para ações coordenadas e integradas acerca de demandas com a Equatorial Distribuição Piauí. O grupo foi constituído para construir soluções nas ações existentes, por meio de conciliação, com o auxílio do NUPAR – Núcleo de Práticas Autocompositivas e Restaurativas.

O NUPAR foi criado em julho do ano passado com a finalidade de concretizar a Política Institucional de Justiça Restaurativa e Tratamento Adequado de Conflitos.