Representantes do Ministério Público do Piauí promoveram na manhã de hoje, 03, reunião com integrantes da Superintendência da Gestão em Saúde da Sesapi (Secretaria de Estado da Saúde) para cobrar a conclusão das obras da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Floriano. O encontro foi promovido por videoconferência.
Durante a reunião ficou definido que a Secretaria de Saúde do Estado deve encaminhar ao Ministério Público, especificamente ao COADS (Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde) e à 1ª Promotoria de Justiça de Floriano, até a próxima terça-feira, 09, o cronograma com data para conclusão do prédio que irá abrigar a UPA. Os gestores da pasta da saúde assumiram o compromisso também de enviar, ainda hoje, ao MP estadual, o termo aditivo do contrato da obra. A intenção com essas duas medidas é continuar o acompanhamento das obras da Unidade de Pronto Atendimento.
Outros assuntos debatidos foram a alocação de profissionais e equipamentos para o funcionamento da UPA e o perfil de atendimento da unidade de saúde. Uma das propostas, que está em discussão na comissão intergestotes regional, é a transferência do serviço de pronto socorro do Hospital Regional Tibério Nunes para a nova unidade de saúde. O objetivo é ampliar a capacidade de atendimento do hospital regional de Floriano.
Participaram da reunião os promotores de Justiça José de Arimatéa Dourado, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Floriano, e Cláudia Sebara, coordenadora do CAODS, o superintendente da Gestão em Saúde, Jeferson Campelo e a apoiadora do COSEMS (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí), na região, Luzita Tomaz