O Ministério Público do Estado do Piauí, por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Pedro II, com o apoio do Centro Operacional de Defesa da Saúde (CAODS), realizou, na manhã desta sexta-feira, 05, reunião virtual para tratar sobre a contratação de médicos para a Estratégia Saúde da Família do município de Pedro II.
Estiveram presentes os secretários de Administração e de Saúde do município, técnicas da Gerência de Atenção Básica da Secretaria de Saúde do Estado do Piauí (SESAPI), do Tribunal de Contas (TCE-PI) e médicos representantes do Conselho Regional de Medicina (CRM), Dagoberto Silveira e Juarez Holanda.
Foram discutidas alternativas imediatas para solucionar a falta de médicos em quatro equipes para prestar atendimento à população nos seguintes serviços: PSF Areia Branca (zona urbana), PSF Palmeira dos Soares (zona rural), PSF Tapera do Vital (zona rural) e PSF Lagoa do Sucuruju (zona rural).
Ficou acordado que, enquanto não finalizado o concurso público, o município fará contratação temporária com a remuneração equivalente ao do Programa Mais Médicos. “Priorizar a regular assistência à saúde nesse momento de pandemia deve ser o objetivo de todo bom gestor.”, disse a coordenadora do CAODS, Cláudia Seabra.
O promotor de justiça Avelar Marinho Fortes Rego, titular da 2ª PJ de Pedro II, ressaltou ainda sobre a urgência na contratação, primando pelo interesse público.

Assim, ficou acordado que o município deve realizar, até a próxima sexta-feira (12), o cadastro no RH Web do TCE, com apresentação de edital para chamamento público dos profissionais. O município também irá encaminhar ofício ao Conselho Regional de Medicina (CRM) solicitando a publicização do edital e encaminhamento de listagem de possíveis candidatos ao cargo. Os mesmos documentos serão apresentados ao Ministério Público, que acompanhará e divulgará o processo.