O Ministério Público do Piauí realizou, na manhã desta sexta-feira (05), uma reunião com a prefeita do município de Novo Santo Antônio, Elisa Maria da Silva Paz, com o objetivo de garantir a transparência na execução do plano de vacinação contra a covid-19. Na ocasião, o município apresentou a lista das pessoas que já se vacinaram, detalhou a ordem de prioridade na aplicação das vacinas e a forma de divulgação para a população das pessoas vacinadas.

A reunião foi solicitada pelo próprio município e contou com a presença da promotora de justiça, Denise Costa Aguiar; titular da Promotoria, Cláudia Seabra, coordenadora do CAODS, do Secretário Municipal de Saúde, José Wilson de Sousa, advogado do município, Vinícius Gomes Pinheiro De Araújo e as representantes do COSEMS: Fernanda Tavares Brandão e Socorro Moura.

A coordenadora do CAODS noticiou a recomendação da procuradora-geral de justiça para que os Promotores de Justiça fiscalizem todo o processo de vacinação dando cumprimento aos planos nacional e estadual. A promotora Denise Costa louvou a iniciativa dos novos gestores de estreitar os canais de comunicação com o Ministério Público para o acompanhamento dos atos de gestão privilegiando a transparência da administração pública.

O município de Novo Santo Antônio recebeu 51 doses de vacina, todas aplicadas nos profissionais de saúde. A Coordenadora do CAODS enfatizou ainda, a necessidade de adequação de gerenciamento dos imunobiológicos para a garantia de aplicação das duas doses que compõem o esquema atual de vacinação contra a COVID-19, as quais devem ser do mesmo fabricante para cada usuário; e, registrou, que a estruturada da UBS deve manter rigoroso monitoramento e controle da temperatura visando à preservação adequada e evitando a exposição dos imunobiológicos distribuídos às condições diversas.

O Secretário Municipal de Saúde, José Wilson de Sousa, fez uma explanação das diversas situações de prioridade dos profissionais de saúde. “Nós temos apenas duas unidades básicas, uma na sede, outra na localidade São José dos Matos (Zona rural do município), temos duas equipes encarregadas, priorizamos, primeiramente os profissionais de saúde da linha de frente que fazem parte das duas equipes, mesmo com o número pequeno de profissionais de saúde, a vacina não foi suficiente para vacinar todos, já fizemos um levantamento com os profissionais de saúde, já colhemos informações para a próxima etapa, para que dentre dez dias  finalize os profissionais de saúde e inicie com o outro grupo”.

No final da reunião ficou decidido que a prefeitura encaminhará até segunda-feira, dia 08 de fevereiro, uma lista com todos os canais comunicação do município (e-mail, números de Whatsapp). Dentro de 10 dias será divulgada lista dos vacinados no portal da transparência do município para que a população possa acompanhar.  A promotora Denise Costa informou que expedirá recomendação, nos próximos dias, versando sobre as condições de acondicionamento dos imunizantes na Unidade de Saúde, inspecionada no fim do ano passado a fim de que sejam adequadas a estrutura e equipamentos.