O Ministério Público do Piauí, por meio da Promotoria de Justiça Regional de Bom Jesus com o apoio do CAODS (Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde), realizou, hoje (19), inspeção virtual nos leitos de terapia intensiva do Hospital Regional Manoel de Sousa Santos (HRSS) localizado em Bom Jesus.

Durante o trabalho de fiscalização, a equipe de profissionais formada por integrantes do MPPI, do Crefito-14 (Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 14ª Região), da Vigilância Sanitária Estadual (DIVISA) e da Sesapi (Secretaria Estadual de Saúde) inspecionaram as dependências da Farmácia, da Usina de Gases e os Leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) destinados ao tratamento de pacientes com o novo coronavírus. O Hospital Regional de Bom Jesus possui noves leitos de UTI, todos ocupados atualmente.

Ao constatar tal situação, os membros da equipe de inspeção demonstraram preocupação com a ausência de médico responsável técnico pelo serviço alta complexidade, vez que, o médico responsável técnico informado, somente, estivera presente no serviço uma única vez, quando da implantação. O Ministério Público, também, solicitou à Sesapi cópia do contrato firmado com a empresa Medcx contratada para ofertar profissionais médicos e o coordenador técnico da UTI.

Outro ponto que chamou bastante atenção dos fiscais foi a questão das escalas dos profissionais de saúde. Segundo informações apuradas na inspeção há uma deficiência em relação ao número de profissionais de saúde para assistir aos pacientes dos leitos de Covid-19: enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e médicos diaristas.

Também, restou evidenciada a necessidade de ventiladores de reservas, já que os existentes estão em funcionamento em cada um dos leitos, e de aporte de medicamentos e insumos, vez que, o estoque existente é para um mês, além, da necessidade de aquisição e instalação de gerador próprio na unidade.

O trabalho de inspeção foi conduzido pelos promotores de Justiça Márcio Carcará e Cláudia Seabra. A equipe de fiscalização era composta ainda pelos médicos do Ministério Público, Celso Pires Filhos e Viviane Pompeo, do presidente do Crefito 14 (Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 14ª Região), Rodrigo Amorim, e representantes da Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí e diretora da DUOH\Sesapi (Diretoria de Unidade de Descentralização e Organização Hospitalar) Joselma Oliveira.