O Ministério Público do Piauí promoveu hoje (17) a cerimônia virtual de premiação dos vencedores da quarta edição do Prêmio “Melhores Práticas”. O evento foi realizado por videoconferência e transmitido no canal oficial do MPPI no YouTube.

O Melhores Práticas é organizado e articulado anualmente pela Assessoria de Planejamento e Gestão e objetiva valorizar membros e servidores da instituição, contribuindo para a replicação de boas experiências, visando identificar, reconhecer, estimular e divulgar práticas bem-sucedidas que contribuam para a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis, tendo como resultado a valorização das práticas, projetos e campanhas inovadoras em prol da sociedade e do aprimoramento da atividade ministerial.

Ao abrir oficialmente a solenidade, a procuradora-geral de Justiça do Estado do Piauí, Carmelina Maria Mendes de Moura, agradeceu aos participantes dos projetos, das campanhas e das práticas inscritos na premiação. “É muito inspirador olhar para o exemplo dos colegas da nossa instituição. Vivemos um momento da história bastante desafiador. Porém, precisamos seguir em frente e unidos, atuando em rede, de forma transversal, sempre com muita fé, esperança e resiliência nessa trajetória de servir o povo do nosso estado, colaborando para a transformação da realidade social”, pontuou a chefe do MPPI.

Os trabalhos inscritos foram avaliados por uma comissão interinstitucional presidida pela promotora de Justiça Janaína Rose Ribeiro Aguiar e constituída pelos promotores de Justiça Luiz Gonzaga Rebelo Filho, Ari Martins Alves Filho, pelo analista ministerial Ariel Victor Oliveira dos Santos, pelo professor da Universidade Federal do Piauí Sebastião Patrício Mendes da Costa, pela professora da Universidade Estadual do Piauí Vanessa Nunes de Sousa Alencar Vasconcelos, pelo Juiz do Tribunal de Justiça do Piauí, João Manoel de Moura Ayres, pelo advogado Natan Pinheiro de Araújo Filho e pelo Defensor Público do Estado do Piauí Ivanovick Feitosa Dias Pinheiro.

“Agradeço a administração do Ministério Público por estimular a realização deste prêmio porque reconhece e encoraja nossos servidores e membros a continuar caminhando. Agradeço a todos que participaram do prêmio por nos permitir conhecer iniciativas de inestimável valor”, afirmou a promotora de Justiça Janaína Ribeiro.

A assessora de Planejamento e Gestão do MPPI, Cléia Fernandes, frisou a relevância da atuação por projetos empreendida pela instituição ministerial. “Hoje, vemos que o trabalho feito com base em projetos tem resultados para a sociedade. Agradeço aos colegas por acreditar nessa forma de trabalhar”, disse.

O Prêmio Melhores Práticas no Ministério Público no Estado do Piauí é executado em parceria com a Associação Piauiense do Ministério Público e o Sindicato dos Servidores do Ministério Público, que patrocinaram os prêmios com que foram agraciados os vencedores.

As promotoras de Justiça Amparo Paz, Marlúcia Evaristo e Cláudia Seabra falaram em nome dos agraciados de cada categoria do Melhores Práticas. As três afirmaram que o reconhecimento da premiação reforça o sentimento de compromisso e coragem para continuar a agir em favor dos cidadãos do Piauí.

A premiação, este ano, foi concedida por categoria, sendo elas: Campanhas Inovadoras, Projetos Inovadores e Práticas Inovadoras. Confira a lista dos ganhadores do 4º Prêmio Melhores Práticas por categoria:

Campanhas Inovadoras:

1º Colocado: “Raio-x do feminicídio”, apresentado pelos promotores de Justiça Maria do Amparo de Sousa Paz, Ubiraci de Sousa Rocha, Régis de Moraes Marinho e João Mendes Benigno Filho e equipe;

2º Colocado: “Dê cartão vermelho para a violência e faça a paz ganhar de goleada”, apresentado pela promotora de Justiça Maria das Graças do Monte Teixeira;

3º Colocado: “Segunda PJ de Picos: de olho no carnaval”, apresentado pela promotora de Justiça Itanieli Rotondo Sá.

Projetos Inovadores

1º Colocado: “PRO MULHER – Protocolo único de atendimento à mulher em situação de violência doméstica e familiar”, apresentado pela promotora de Justiça Maria do Amparo Souza Paz e os servidores Cynara Maria Cardoso Veras Alves, Rafael Cardoso Coelho e Jéssica Nobre Riedel;

2º Colocado: “Audiência virtual nos PROCONS, uma visão prospectiva pós pandemia”, apresentado pelo promotor de Justiça Nivaldo Ribeiro e o servidor Edivar Cruz Carvalho;

3º Colocado: “Violência contra a mulher: um olhar racial”, apresentado pelo promotor de Justiça Francisco de Jesus Lima.

Práticas Inovadoras

1º Colocado: “Acompanhamento de políticas públicas voltadas à pessoa idosa, relativas ao enfrentamento da pandemia gerada pelo novo coronavírus (COVID-19)”, apresentado pela promotora de Justiça Marlúcia Gomes Evaristo Almeida;

2º Colocado: “Ação integrada para defesa da saúde durante a pandemia”, apresentado pelos promotores de Justiça Micheline Ramalho Serejo Silva, Itanieli Rotondo Sá, Cleandro Alves de Moura, Antônio César Gonçalves Barbosa, Paulo Maurício Araújo Gusmão, Romana Leite Vieira, Karine Araruna Xavier e Tallita Luzia Bezerra Araújo, do Grupo Regional de Promotorias Integradas de Picos;

3º Colocado: “Correições extraordinárias virtuais em todos os órgãos de execução do MPPI”, apresentado pelo procurador de Justiça Luis Francisco Ribeiro e pelos promotores de Justiça, Ana Isabel de Alencar Mota Dias, João Paulo Santiago Sales e Rodrigo Roppi de Oliveira, da Corregedoria-Geral do Ministério Público.