A procuradora-geral de Justiça, Carmelina Moura, reuniu-se na manhã desta segunda-feira (1°) com o coordenador-geral do Procon/MPPI, Nivaldo Ribeiro e representantes de regionais para discutir a criação de redes de promotorias na garantia do fortalecimento da atuação das promotorias na defesa do consumidor e melhorias na fiscalização.

Durante a reunião, foram apresentadas as dificuldades de cada regional. Visando oferecer um serviço com uma maior eficiência para o consumidor foi editado juntamente com o Procon um ato conjunto criando a rede de promotorias para atuar na defesa do consumidor e com um grupo de fiscalizações regionais.

Em sua fala, o coordenador-geral do Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor), Nivaldo Ribeiro destacou a importância da atuação conjunta e integrada das promotorias para o fortalecimento na defesa do consumidor. “Uma atuação em rede facilita a troca de informações, traz melhorias como uma forma de trabalho em conjunto das regionais, de forma que não interfira na independência do promotor”, pontuou. Ele ainda se colocou à disposição para ajudar com toda estrutura de suporte para o fortalecimento do sistema para auxiliar na defesa do consumidor.

No final do encontro, foi sugerida a realização de treinamento de todos os servidores das promotorias e membros que estiverem interessados. Em relação à fiscalização, devem ser criados sistemas dentro do Procon e das promotorias de Justiça.

“O primeiro passo é esse engajamento, a disponiblidade de cada um para trabalharmos coletivamente em busca de uma solução. Acredito que a atuação em rede na defesa do consumidor trará resultados muito positivos”, enfatizou a PGJ do Piauí, Carmelina Moura.

Também participaram da reunião os coordenadores das regionais: Leonardo Dantas Cerqueira Monteiro, promotor de justiça da 1° PJ de São Raimundo Nonato; Gilvânia Alves Viana titular da 2° PJ de Corrente; Cristiano Farias Peixoto, promotor da 2° PJ de Parnaíba e as promotoras Gladys Gomes Martins de Sousa e Maria das Graças do Monte Teixeira, titulares da 31° PJ e da 32° PJ de Teresina, respectivamente.