A promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e Cidadania (CAODEC), Flávia Gomes Cordeiro, foi eleita nesta terça-feira(2) para integrar, como secretária, a nova composição da Comissão Permanente de Educação (COPEDUC), que compõe o Grupo Nacional de Direitos Humanos, órgão do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Justiça. ⠀
Durante o mandato de um ano, a comissão será coordenada pelo promotor de Justiça Lucas Sachsida Carneiro, coordenador do Núcleo de Defesa da Educação do Estado de Alagoas. A promotora de Justiça Delisa Olívia Vieiralves Ferreira, do Ministério Público do Amazonas (MPAM), é a vice-coordenadora.
A eleição ocorreu por meio de videoconferência e reuniu promotores de Justiça que atuam na área da Educação, no país.
A procuradora de República Maria Cristina Manella (MPFRJ) conduziu o processo de ratificação dos nomes dos integrantes da chapa eleita e agradeceu a oportunidade que teve de estar à frente da Comissão.

“Colocamos nosso nome para colaborar. Estou há seis anos no Caodec e sinto que posso contribuir com esta Comissão. Sempre na posição de aprender, ouvir e ajudar. Temos como referência o belo trabalho da nossa procuradora-geral de Justiça, Carmelina Moura, que também preside o GNDH”, disse Flávia Gomes, durante sua participação na eleição virtual.
Entre as propostas apresentadas pela nova diretoria está o estudo de ações que minimizem os efeitos da pandemia na educação e a aproximação da COPEDUC com as outras comissões do GNDH.
COPEDUC
O trabalho da COPEDUC busca estudar e acompanhar, dentre outras temáticas, as políticas públicas educacionais, o financiamento da educação e o direito fundamental à alimentação. Questões que envolvem transporte escolar, fiscalização do funcionamento dos conselhos sociais da educação, educação inclusiva e combate à corrupção também estão entre as ações desempenhadas pela COPEDUC.