Os Ministérios Públicos do Piauí e da Paraíba realizaram na tarde desta terça-feira (06) o último dia do Encontro Interinstitucional. O evento, iniciado nesta segunda-feira (05/04), trouxe como destaque o debate sobre a proteção aos direitos das vítimas de crimes.

(Promotores de Justiça Eliane Gaia e Lélio Calhau)

O encontro teve início às 14h45 com falas de abertura dos promotores de Justiça Eliane Gaia, do MP do Pernambuco, e Lélio Calhau, do MP de Minas Gerais. Ambos destacaram a importância do evento como um exemplo para todo o MP nacional, em especial na atuação em prol das vítimas.

(Promotor de Justiça Dmitri Nóbrega Amorim e Procurador da República Douglas Fishcer)

Na sequência, o procurador da República na 4ª região Douglas Fischer discutiu sobre o tema “Obrigações Processuais Penais Positivas e o Direito das Vítimas”. O momento foi mediado pelo promotor de Justiça Dmitri Nóbrega Amorim, do MP da Paraíba.

(Promotores de Justiça Márcio Carcará e Danni Sales)

Em seguida, o promotor de Justiça Danni Sales, do MP de Goiás, palestrou sobre a influência da vítima no sistema de tomada de decisões dos jurados e contou com a mediação do promotor de Justiça Márcio Giorgi Carcará, do MP do Piauí.

Psicólogas Liandra Nogueira e Cíntia Yoshihara

Encerrando o ciclo de palestras, a psicóloga Cíntia Yoshihara tratou sobre as repercussões psicológicas dos crimes nas vítimas. A psicóloga do MPPI Lianda Nogueira foi quem mediou o debate.

Coordenadora do CAOCRIM, Luana Azerêdo.

Na mensagem de encerramento, a coordenadora do CAOCRIM, Luana Azerêdo, expressou agradecimentos aos palestrantes, participantes e aos que contribuíram com a realização do evento. Ressaltou ainda sobre o papel do Ministério Público brasileiro em ser protagonista na defesa das vítimas.

O evento foi organizado pelos CAOs Criminais do MPPI e do MPPB, com apoio dos Centros de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional de ambas instituições.

Clique aqui e reveja na íntegra o Encontro Interinstitucional do MPPI e do MPPB