O Conselho Superior do Ministério Público do Piauí realizou nesta sexta-feira, 07 de maio, sessão ordinária na qual foi efetivada mais uma movimentação na carreira ministerial de membros do MPPI. A sessão foi realizada por videoconferência e transmitida ao vivo no canal oficial do MPPI no YouTube.

A promotora de Justiça Lenara Batista Carvalho Porto foi empossada hoje na 1ª Promotoria de Justiça de Uruçuí. Ela foi removida por merecimento. Anteriormente, Lenara Porto foi titular da 1ª Promotoria de Justiça de Bom Jesus. Ao término do rito de posse, a procuradora-geral de Justiça do Piauí, Carmelina Moura, presidente do CSMP, falou em nome dos integrantes do colegiado.

A chefe do Ministério Público do Piauí parabenizou a empossada e desejou votos de êxito à Lenara Porto na nova Promotoria de Justiça. Em sua fala, Carmelina Moura fez ainda o histórico da trajetória profissional da nova titular da 1ª PJ de Uruçuí, lembrando a sua atuação enquanto coordenadora do Grupo Regional de Promotorias de Justiça Integradas no Acompanhamento da Covid-19 em Bom Jesus. O corregedor-geral do MPPI, Luís Francisco Ribeiro, congratulou a promotora Lenara Porto.

O Conselho Superior também julgou o procedimento de gestão administrativa referente ao concurso de remoção por merecimento para a 37ª Promotoria de Justiça de Teresina. No total, oito promotores de Justiça se inscreveram no certame para preenchimento da vaga. O procedimento foi relatado pela procuradora de Justiça Martha Celina de Oliveira Nunes, conselheira do CSMP. Após a apresentação do voto da relatora, e com base nos critérios da legislação específica, os integrantes do Conselho deliberaram pela remoção por merecimento do promotor de Justiça Cezário de Sousa Cavalcante Neto.

Finalizando a pauta da sessão do CSMP, a presidente do Conselho apresentou aos conselheiros do órgão o resultado do décimo certame realizado pelo MPPI para seleção de estagiários em nível pós-graduação. O colegiado atestou a regularidade do processo seletivo e homologou os resultados.