Desde o início da vacinação, as Promotorias de Justiça de Saúde Pública de Teresina têm acompanhado a execução da campanha de vacinação contra a Covid-19 e agora com a aplicação de doses contra a Influenza, que protege contra os vírus Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B.
Considerando a complexidade da logística, o Ministério Público disponibilizou veículos e designou motoristas para auxílio da campanha. Desta vez, o MPPI colaborou com a imunização dos moradores das comunidades Altamira, hoje (19), e Santa Teresa, ontem (18).
Nessa nova iniciativa, além de veículos e motoristas, o MPPI forneceu equipamentos, como cadeiras, mesas, tendas e toldos para apoiar a aplicação de vacinas. O ônibus da instituição também foi disponibilizado para o deslocamento das equipes dos profissionais de saúde que trabalharam na aplicação de vacinas.
O apoio na logística foi solicitado pelo Promotor de Justiça Eny Marcos Vieira Pontes, responsável pelas 12ª e 29ª Promotorias de Justiça de Teresina. O trabalho contou com a colaboração da Coordenadoria de Apoio Administrativo do MPPI e do Setor de Transportes.
A vacinação itinerante realizada na zona rural de Teresina tem imunizado gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias do pós parto), idosos acima de 60 anos, com a vacina da Influenza; enquanto o público-alvo da vacina contra a Covid são idosos acima de 60 anos que perderam a 1° dose, adultos da faixa etária de 50 a 59 anos com comorbidades e pessoas com autismo, síndrome de down e paralisia cerebral acima de 18 anos.