O Ministério Público do Piauí, por meio do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Infância e Juventude (CAODIJ), promoveu hoje (20) evento virtual com o tema “Estratégias de prevenção à violência sexual contra crianças e adolescentes”. A iniciativa é parte do conjunto de ações que estão sendo desenvolvidas pelo MPPI durante o Maio Laranja, campanha que visa combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.
A programação do evento, que foi transmitido pelo canal oficial do MPPI no YouTube, envolveu a realização de duas apresentações e um momento de interação com os participantes. A primeira ministrada pela promotora de Justiça Sílvia Reis. A coordenadora do CAODIJ/MPPI expôs para os participantes um panorama do enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil e no Piauí.


Em seguida, o público acompanhou a palestra do psicólogo Rudinei Luiz Beltrame. O profissional discutiu sobre o tema: Entendendo os sinais indicativos, conhecendo os fatores de risco e discutindo estratégias de prevenção. A mediação entre o palestrante e os participantes foi conduzida pela analista ministerial de psicologia, Liandra Nogueira.
O evento de hoje já conta com quase 500 visualizações no YouTube. Entre os participantes do evento estiveram promotores de Justiça do MPPI, educadores e conselheiros tutelares de vários municípios do Piauí, integrantes de instituições de referência no estado, como o Centro de Juventude Santa Cabrini e da Ação Social Arquidiocesana (ASA), de profissionais de Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e de representantes da Defensoria Pública do Estado (DPE-PI) e da Associação Piauiense de Municípios (APPM).

O CAODIJ/MPPI lançou na última terça-feira, 18 de maio, a campanha educativa “Infância e Adolescência Sem Violência”, composta de cinco vídeos de conscientização com informações sobre a prevenção as situações de violência que possam ser vivenciadas por crianças e adolescentes e as formas de como fazer denúncia ao constatar esse tipo de contexto. Os vídeos foram gravados com a promotora Sílvia Reis, com as analistas ministeriais do MPPI Liandra Nogueira e Maria Luísa Lima, com o conselheiro tutelar Victor Leonardo, e com os adolescentes Thallyson Batista e Clara Nayza, do Centro de Juventude Santa Cabrini.
A promotora de Justiça Sílvia Reis finalizou o evento convidando os presentes participarem do lançamento oficial do Programa “Infância e Juventude Protegida”, que acontece na próxima quarta, 26. (Link para inscrição: http://bit.ly/caodij-insc). Na oportunidade será realizada a palestra “Desafios para a implementação da escuta especializada”, com o promotor de Justiça Rodrigo Cunha, do Ministério Público do Rio de Janeiro.
Link do evento de hoje:
https://www.youtube.com/watch?v=oBMBz-vdhk
Link da campanha do MPPI “Infância e Adolescência Sem Violência”:
https://www.youtube.com/watch?v=oBMBz-vdhkA